O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

GERAL - Coordenadores municipais do Gerco realizam encontro na região

Em reunião na última quinta-feira, 15, empresa responsável pela elaboração do plano apresentou levantamento litorâneo inicial aos coordenadores dos municípios do Setor 5 de SC.

Nesta quinta-feira, 15, os municípios que integram o Setor 5 do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro (Gerco) estiveram reunidos na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá (SDR).
Na ocasião, foi apresentado um mapa inicial do levantamento da região litorânea do sul do Estado.
Conforme o arquiteto e urbanista da Administração de Içara, Ricardo Lino da Silva, a apresentação prévia causou polêmica entre os representantes dos municípios, já que foram verificadas zonas de preservação como áreas de habitação. “Em todo o litoral do estado haverá conflito entre ocupação urbana e preservação ambiental. É preciso analisar bem a localidade, definir o que já está consolidado. Analisar onde o município ainda pode crescer”, enfatizou.
Segundo cronograma estipulado no encontro, no próximo dia 27, será realizada uma videoconferência para os coordenadores municipais do Gerco, a qual abordará o levantamento com maior profundidade. Já para o mês de agosto, está prevista a realização de discussões municipais sobre o Zoneamento Econômico Costeiro (ZEEC). Posteriormente, os coordenadores elaborarão um documento com as sugestões de alterações ao Plano Diretor.
O Gerco, que busca contribuir com os núcleos urbanos e ambientais, aborda a ocupação de áreas litorâneas, envolvendo fatores como lazer e pesca. Assim, o Plano Diretor, o qual também é direcionado ao uso e ocupação do solo, sofrerá interferência do Gerco. “É preciso que haja sintonia com o Plano Diretor para que seja promovido o desenvolvimento do município”, enfatizou.
Lino aponta que apesar da morosidade na elaboração do Plano Diretor, Santa Catarina se posiciona a frente de vários estados.
A Zona Costeira Catarinense é formada por 36 municípios, os quais são distribuídos em cinco setores no Estado.
Içara está incluída no Setor 5, juntamente com Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Sombrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário