O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

GERAL - NASF inicia atividades em unidades de saúde de Içara

Serviços do Núcleo de Apoio à Saúde da Família visam melhorar o atendimento nas 17 unidades de saúde do município, e um dos objetivos é elevar o Índice de Desenvolvimento Humano.

Com o intuito de elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a Administração de Içara implantou em julho o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), constituído por equipes multifuncionais.
“O NASF é inovador e tem por objetivo apoiar, ampliar e aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde nas unidades de Atenção Básica/Saúde da Família além de estimular o aumento da resolutividade da ESF, reforçando os processos de territorialização e regionalização em saúde, bem como levar a saúde pública para mais perto das famílias”, explicou Gestora de Saúde de Içara, Mira Dagostin.
A secretária acrescentou que a rigor as equipes do NASF terão dois tipos de responsabilidades: sobre a população e sobre a equipe de SF. “O desempenho deverá ser avaliado não só por indicadores de resultado para a população, mas também por indicadores de resultado da sua ação na equipe”.
Em Içara, o NASF iniciou as atividades no dia 7 de julho, após aprovação no Conselho Municipal de Saúde e Ministério da Saúde. Desde então os profissionais estão sendo capacitados, “e estão conhecendo a rede de serviços de saúde do município, realizando um diagnóstico das comunidades, construindo o planejamento das ações”, salientou a enfermeira Glicia Pagnan, Coordenadora de Atenção Básica/ESF/NASF.
Uma das atividades já programadas para iniciar este ano, conforme a gestora de Saúde, é denominada “ação social”, compondo diversos serviços de saúde da família e ações sociais, que serão desenvolvidas nas comunidades, sob organização da equipe do NASF (Psicólogo, Assistente Social, Farmacêutica, Nutricionista, Técnico em Enfermagem, Fisioterapeutas, Fonoaudióloga, Agente de Serviços Gerais e Motorista), que atenderá a população assistida pelas 17 ESFs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário