O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

POLÍTICA - Candidatos ao governo de SC realizam debate morno

Ao contrário do que era esperado para a reta final da campanha ao governo do Estado, o debate desta terça-feira foi calmo e com poucos ataques entre os principais candidatos.

(Divulgação)

O último debate entre os candidatos ao governo de Santa Catarina antes das eleições aconteceu na noite desta terça-feira, e foi transmitido pela RBS TV.
Participaram do debate os candidatos Angela Amin (PP), Ideli Salvatti (PT), Raimundo Colombo (DEM), Carmelito Smieguel (PMN), Rogério Novaes (PV) e Wal-mir Martins (PSOL).
O programa foi dividido em cinco blocos, quatro com perguntas e respostas entre os candidatos e o quinto com as considerações finais.
Foram feitas perguntas relacionadas a saúde, educação, funcionalismo, turismo, segurança, corrupção, entre outros. Os candidatos reforçaram as propostas de governo e as discussões foram amenas, apenas com alguns ataques sutis.
Ideli e Angela aproveitaram para alfinetar Colombo, líder nas pesquisas buscando convencer o eleitorado a levar o pleito ao segundo turno.
“No governo Lula, quadruplicamos o número de escolas profissionalizantes no Estado. Passados sete governos, não foi criada nenhuma nova escola profissionalizantes, nem o governo do Amin e nem a turma do Colombo”, cutucou Ideli.
Já a candidata progressista fez questão de falar que, na prefeitura da capital, reduziu a mortalidade infantil e que em Lages, cidade que Colombo governou, havia o maior índice do problema no Estado.
O candidato democrata permaneceu tranquilo e não atacou, apenas usou as perguntas para reafirmar propostas de governo. Na saúde, destacou o modelo de hospitais filantrópicos; na segurança citou que foram feitas novas contratações e concursos públicos no governo Luiz Henrique.
Novaes e Angela miraram em Colombo ao falar do piso nacional aos professores, que não foi concedido.
No final do terceiro bloco, Ideli disse que estão encaminhando ao Ministério Público pedido de investigação sobre o procedimento que ocorreu em um hospital em Lages, quando a equipe de Colombo “infectou o ambiente”, ao filmar um programa eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário