O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

GERAL - Recenseadores iniciam Pesquisa de Avaliação do Censo em Içara

Nova etapa que será iniciada esta semana, avaliará os setores urbanos e rurais; dados já apurados apontam população de 58.793 habitantes com 18.518 domicílios ocupados no município.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O retrato de corpo inteiro da população brasileira segue em desenvolvimento. Esta semana inicia em Içara, a segunda etapa do Censo 2010, identificada como Pesquisa de Avaliação (PA), que se estenderá até o dia 30 de novembro.
Nesta fase dois recenseadores orientados por um supervisor, atuarão em u-ma localidade urbana e ou-tra rural.
“Uma das preocupações do Censo é garantir que to-da a população seja recen-seada e a PA ajuda a verificar onde estão ocorrendo falhas na cobertura da coleta de dados, se existir. Com essa pesquisa teremos a confirmação de que o censo foi feito com qualidade”, considera a Agente Censitária Municipal, Leo-vane Mallmann.
Entre as falhas que podem ser registradas a agente destaca a omissão ou inclusão indevida de residências. “Falhas podem o-correr, porque um recenseamento envolve muitas fases de trabalho, possui um custo elevado e consome grande mão de obra. Os erros afetam a qualidade do resultado, por isso a importância de medir como e onde acontecem”, explica.
Conforme os dados já contabilizados, a população de Içara é de 58.793 habitantes, com 18.518 domicílios ocupados. Os valores superam a previsão do município de 57.123 habitantes.
Em algumas cidades do estado, os recenseadores irão retornar aos 20 mil do-micílios em que não foram encontrados os moradores. São locais, nos quais há in-dício de moradia, mas o recenseador não foi atendido por mais de uma vez.
O número de residências recenseadas em Santa Catarina superou o estimado de 1,8, milhão, chegando a 1,9 milhão de domicílios. O número de catari-nenses entrevistados é de 6,11 milhões.
Até o final do ano, será divulgada a população de cada município, por sexo, rural e urbana. No próximo ano, os dados serão referentes à religião, saneamento, registro civil, entre outras características.

Nenhum comentário:

Postar um comentário