O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

VARIEDADES - Fisioterapia de Içara tem projeto aprovado em congresso nacional

Fisioterapeutas da rede municipal de saúde foram selecionados para participar de congresso em São Paulo; de Santa Catarina, apenas Içara e Joinville tiveram trabalhos selecionados.

(Foto/Divulgação)



Profissionais do municí-pio de Içara tiveram traba-lho aprovado para apre-sentação no 9º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar (CIAD 2010).
Em Santa Catarina, ape-nas profissionais de Içara e de Joinville foram selecio-nados, de um total de 205 trabalhos aprovados de 19 estados da Federação.
Estará em São Paulo, en-tre os dias 19 e 21 de no-vembro, para apresenta-ção do projeto, o fisiotera-peuta Milton Ricardo de Medeiros Fernandes, que representará também os colegas da rede municipal de saúde do município, Fernando Schmitz de Fi-gueiredo e Sandro Ressler.
O evento é o maior da á-rea de Home Care/Assis-tência Domiciliar nas áreas de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocu-pacional, Psicologia, Nu-trição, Serviço Social, Fo-noaudiologia, Farmácia e Odontologia.
O trabalho, com o tema Assistência Fisioterapêu-tica Domiciliar no Mu-nicipío de Içara/SC, e as ações desenvolvidas em pacientes que não podem se locomover para receber o tratamento, vem de en-contro às propostas da Ad-ministração Municipal.
“Colocar as pessoas em primeiro lugar, promoven-do o aumento da qualidade de vida dos içarenses; me-lhorando, consequente-mente, o índice de Desen-volvimento Humano em nossa cidade é um exercí-cio diário”, salientou o pre-feito Gentil da Luz. “Içara é o único município da AMREC e um dos poucos do Estado a disponibilizar este serviço aos morado-res”, emendou Fernandes.
O paciente atendido re-cebe além do fisioterapeu-ta, que atendem em média quatro pacientes por dia, a visita de agentes comunitá-rios e médicos das unida-des de saúde.
Cada visita dura em tor-no de uma hora, uma ou duas vezes por semana. Os atendimentos acontecem com o auxilio de aparelho de fisioterapia respiratória, faixa elástica, bolinha, ultra som, TENS (estímulo elétri-co), alteres, bastões.
“É um trabalho diferen-ciado realizado em equipe com apoio do Programa Estratégia de Saúde da Fa-mília (ESF), e a afinidade entre os profissionais tem sido ponto relevante para a eficiência dos tratamen-tos”, enfatiza o secretário de Saúde, Laudo Calegari.
Para o fisioterapeuta Sandro Ressler as vitórias são diárias. “A fisiotera-pia, como profissão, nos proporciona muitas alegri-as. São diversos os exem-plos de pacientes que pude-mos auxiliar, que se apre-sentavam acamados, de-pressivos, e com pouca es-perança na recuperação. Com reabilitação profissi-onal especializada os paci-entes recuperam sua capa-cidade de independência parcial ou total”, ressalta.
Como proceder para re-ceber o atendimento domi-ciliar: O primeiro contato deve ser feito nas Unidades do Programa de Estraté-gias de Saúde da Família (ESF) do bairro onde o paci-ente reside; os encaminha-dos passam por triagem do serviço social da secretaria de Saúde e após avaliação é indicado ao fisioterapeu-ta para avaliação cinético-funcional, prescrição e rea-lização do tratamento fisio-terapêutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário