O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

COLUNISTA - Viviane Maragno,


Dor de cabeça agora é problema para dentista!

Enxaqueca, dor de cabe-ça ao acordar, dor no pes-coço, dor nos ombros, muita gente padece com esses problemas ao longo dos anos e não acha uma solução! Você sabia que a solução pode ser encon-trada dentro de um con-sultório odontológico?
Dores como essas po-dem possuir a causa no “stress” muscular ou mes-mo emocional e por fun-cionamento inadequado do sistema mastigatório (uma para função).
O proble-ma possui crescimento do tipo “bola de neve”, ou seja, vai au-mentando com o tempo podendo cri-ar raízes emocionais que levem a uma depressão!
O problema, muitas ve-zes, pode ser resolvido de forma simples, dependen-do unicamente do correto diagnóstico.
O bruxismo (ranger de dentes) ou o imbricamento dentário (apertamento) le-vam a um stress da mus-culatura envolvida (são horas seguidas de funcionamento mus-cular anormal!) que pode resultar numa fadiga muscular ou mesmo num processo inflamatório. A fadiga provoca acúmulo de ácido lático e causa a conhecida dor de cansa-ço muscular: dor de quei-mação. Um dos princi-pais músculos envolvidos é o masseter e a dor cos-tuma se loca-lizar na regi-ão das têm-poras (entre o final das so-brancelhas e o ouvidos).
Estou fa-lando apenas das dores, nem comen-tei sobre o desgaste den-tário decorrente da para função que é terrível!
No caso de processo in-flamatório as dores são piores e o inchaço, ine-rente à inflamação, pode pressionar um conhecido nervo que fica na região, o trigêmeo e causar a tão temida neuralgia (e não nevralgia!) do trigêmeo.
Continuo o assunto na próxima edição...

Nenhum comentário:

Postar um comentário