O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

POLÍTICA - Plano de Carreira do Samae gera polêmica com Sindserpi

Compromisso do prefeito Gentil Dory da Luz em 2009, o Plano de Carreira dos servidores do Samae também não deve ser aprovado em 2010; a Administração Municipal acusa erros no projeto.

(Divulgação)

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara (Sindserpi) divulgou nota na imprensa, no dia 9 de dezembro, acusando o prefeito Gentil Dory da Luz de trair os servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Içara.
O motivo seria a falta de providências da Administração Municipal quanto à implantação do Plano de Carreira dos trabalhadores da autarquia.
A nota informava que o presidente do Samae, Paulo Preis Neto, se comprometeu a analisar a minuta de projeto de lei, alterada e en-caminhada pelo Sindserpi. Entretanto, o prazo para a análise haveria passado e nenhuma posição teria si-do tomada. “Os servidores do Samae, em face do espa-ço de tempo que resta para o final de 2010, não acreditam que haja tempo hábil para que o projeto seja encaminhado à Câmara de Vereadores [...] ainda em 2010. Com isso, resta [...] u-ma certeza: o prefeito Gentil da Luz, que traiu os servidores do Samae em 2009, repete a dose em 2010”, dizia a nota.
Segundo o presidente do Samae, quem está traindo o acordo é o sindicato e não o prefeito. “O Plano de Carreira, como foi feito pelo sindicato, traria um prejuí-zo enorme para o erário. Ele passa o regime de trabalho de celetista, com contrato de trabalho, para es-tatutário, o que daria aos funcionários do Samae benefícios que os demais servidores da prefeitura não têm”, explica. Segundo Preis, é preciso corrigir o er-ro do sindicato no projeto para oferecer uma condição igualitária a todos.
O presidente do Samae disse que fará uma reunião com os funcionários da instituição, sem a presença do sindicato. “Assim que os funcionários se organizarem, eu e o prefeito vamos nos reunir com eles para resolver esta questão”, disse Preis.
De acordo com a presidente do Sindserpi, Vera Regina Vieira, o projeto não prevê a alteração do re-gime de trabalho. “O regime é celetista e continua ce-letista. Em nenhum momento conversamos sobre essa alteração. Já ouvi falar que estão comentando este assunto, entre eles, a cúpula da prefeitura. Mas, não é o que consta no projeto. O que queremos é que o s servidores do Samae tenham um plano de carreira, ou seja, direito à licença prêmio, mais segurança, etc. Um plano parecido co-m o dos demais servidores, com a diferença de que eles trabalham no regime esta-tutário”, frisa a presidente do Sindserpi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário