O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“A nossa briga é por sonhos e não por discurso políticos”. Mário César Serafim, o Teda, sobre o motivo que levou a formar uma chapa de oposição à diretoria atual da Cooperaliança, que teve Pedro Deonízio Gabriel reeleito no último sábado, dia 19.

Só pra relembrar
no fim do ano de 2009 o secretário do Executiva do PMDB teve a petulância e arrogânciade usar a urna do Destaque Içarense para a eleição do diretório. O fa-to virou chacota na cidade e também no Estado, dando uma amostra de que o PMDB faz política com ama-dorismo e que precisa renovar seus conceitos. E de lá pra cá mudou muito pouco. Apenas Gentil Da Luz deu um rumo novo ao partido, que pode ainda melhorar.
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) é a maior sigla política brasileira, apesar de não ter até hoje elegido nenhum Presidente da Repúbli-ca através do voto direto, apenas o vice Michel Temer em 2010. Fundado em 1980, possui uma orientação política centrista. É sucessor do Movimento Democrá-tico Brasileiro, legenda de oposição ao Regime Militar de 1964. O PMDB possui o maior número de filiados, bem como de prefeitos, vereadores e governadores de estados, além de ter a maior representação no Congres-so Nacional. Seu código eleitoral é o 15.

Em Içara
PMDB e PP sempre foram inimigos históricos, e de repente, da água para o vinho, viraram aliados.
Isso ocorreu na eleição da Câmara de Vereadores e da Cooperaliança, no último sábado.
Os tradicionais, não vê-em com bons olhos essa a-proximação iniciada por Gentil da Luz (PMDB) e Ar-naldo Lodetti Júnior (PP).


Gentil da Luz
foi convocado as pressas à Brasília, junto com mais sete prefeitos de SC, pelo senador Luiz Henri-que da Silveira, nesta terça-feira.
Hoje, ocorre a eleição da presidência da Amrec, e o Monge da Luz, ostenta o cargo, para isso deve fazer das “tripas o coração“ para chegar a tempo da votação.

Teve lideranças políticas
que fez média com as duas chapas na eleição da Cooperaliança, que teve Pedro Gabriel vencedor com 3.404 votos, contra 831 de Cléber da Silva.


Demorou
mas o PMDB percebeu que não podia deixar o ex-vereador Adelir Cabreira, um dos históricos do antigo MDB, fora do Governo Municipal.
Ele esperou, quieto no seu canto, e hoje assume a chefia de gabinete do Prefeito Gentil da Luz. Antes tarde do que nunca.

Um ex-petista
comentou que a política é dinâmica ao ver a capa do JI de ontem, quando aparece o presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel, junto com as lideranças que o apoiaram. Ele está se referindo ao PT e o PMDB, que estão mais próximos do que nunca do PP.

Frase
“Em política, sempre é preciso deixar um osso para a oposição roer.” (Joseph Joubert- escritor ensaista francês - 1754-1824).

Nenhum comentário:

Postar um comentário