O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 25 de março de 2011

GERAL - Estudantes do EJA questionam oceanógrafo sobre tragédia no Japão

O oceanógrafo José Nestor Cardoso palestrou aos alunos do programa de Educação para Jo-vens e Adultos (EJA); e os estudantes participaram ativamente da palestra com perguntas.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Os desastres naturais, como terremotos e tsuna-mis, despertam a preocupação da população de to-do o planeta.
Os meios de comunicação estão noticiando a tragédia ocorrida no Japão, que deixou, até o momento, 9.700 mortos.
Para falar sobre o tema, o programa para Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Içara convidou o ocea-nógrafo José Nestor Cardoso, que palestrou para du-as turmas do período noturno , na Escola Quintino Rizzieri, no bairro Jardim Elizabete, terça-feira, 22.
“Quase todos os alunos são trabalhadores. Eles não têm muito tempo para ler um jornal ou assistir televisão. Por isso, nós, do EJA, temos a obrigação de mantê-los informados dos acontecimentos mundiais”, explicou a coordenadora do EJA, Dorís Iolanda Dagostin dos Santos.
De acordo com a coordenadora, a turma da alfabetização e mais a 5ª e 6ª série, participantes da aula, se mostraram bastante curiosas sobre o assunto.
“A função do EJA é recuperar o tempo perdido pelos alunos. Então, temos muitos assuntos e pouco tempo. Mas, não deixamos de trazer novidades para eles e sempre com conteúdos relacionados à vida, ao dia-a-dia”, enfatiza Dóris.
Para o palestrante, a rece-ptividade dos alunos foi muito boa. “São alunos de diferentes idades e eles participaram ativamente”, observou o oceanógrafo.
Entre as perguntas estava a preocupação com desastres naturais no Brasil. “Eles questionaram se poderia acontecer no Brasil, como ocorreu no Japão. Expliquei que a chance é muito pequena, pois o Brasil está no centro de uma grande placa tectônica”, comentou Cardoso.
Outra questão levantada foi a radiação nuclear.
“Eles queriam saber por que é necessário utilizar a energia nuclear e eu disse que é para fins energéticos, ou seja, através delas usufruímos de alguns confortos”, explanou.
Os alunos quiseram saber também sobre os perigos da exposição à radiação nuclear, o tempo que ela dura e os impactos na economia mundial.
José Nestor Cardoso formou-se em oceanografia e é professor aposentado da U-niversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Cardoso é natural de Içara e retornou ao município, onde faz trabalho freelan-cer como agente de viagens, dá aulas de mergulho, e realiza palestras na região, quando solicitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário