O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 25 de março de 2011

POLÍTICA - Audiência Pública na Câmara pede estudo nas lagoas do Rincão

Depois de vários protestos de donos de jet-skis na audiência pública realizada na Câmara nesta quarta-feira, o vereador Marzinho (PP) desistiu de entrar com projeto para proibição.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O vereador Osmar Ma-noel dos Santos, o Marzi-nho (PP), levantou polêmica na Câmara Municipal de Içara ao declarar que o uso de embarcação motori-zada, como jet-ski, nas lagoas do Balneário Rincão, pode estar ocasionando o problema da mortandade de peixes.
Uma audiência pública foi realizada no Legislati-vo, quarta-feira, dia 23, pa-ra discutir o assunto.
“Este encontro está sendo feito para encontrarmos uma alternativa. Pois, para os moradores da Lagoa dos Esteves, a culpa da mortandade dos peixes está no jet-ski”, ressaltou Marzinho.
O primeiro a se manifestar foi o morador da Lagoa dos Esteves e suplente de vereador em Criciúma, José Argente Filho. “Na Lagoa do Faxinal, onde não trafegam embarcações a motor, foram verificadas mais mortes de peixes do que na Lagoa dos Esteves. Por is-so, podemos constatar que não é culpa dos jet-skis”, enfatizou.
Devido ao comentário de Argente, Marzinho leu trechos de um documento e-mitido pelo promotor de justiça da Comarca de Passo Fundo (RS), com argumentos que comprovavam ser o jet-ski prejudicial.
O presidente da Colônia de Pescadores Z-33, João Picollo, disse que os pescadores são defensores do meio ambiente e estão preocupados. Porém,”é prematuro proibir a utilização dos jet-skis sem antes fazer um estudo das águas”.
Um estudo aprofundado também foi sugerido pelo presidente do Iate Clube Veleiros da Lagoa, Eduardo Mondardo. “Temos que pensar mais amplo. Não só na morte de peixes, mas em todos os problemas que podem ser ocasionados pela ação do homem na lagoa”.
O presidente do PMDB de Içara, Adilton Tramon-tim, morador da lagoa, se manifestou pedindo que não fosse tomada nenhuma decisão no momento. “Quem tem que decidir é a futura administração do balneário. Estão querendo engessar o turismo no novo município”, criticou.
Convidado a falar sobre as pesquisas já feitas, o pre-sidente da Fundai, Geraldo Baldissera, disse que não foi encontrada alteração na água da Lagoa do Jacaré, onde não transita jet-ski, mas, mesmo assim, morreram muitos peixes em abril do ano passado.
“A análise mostrou que morreram apenas peixes da espécie cará, que tem u-ma vida mais curta que a dos outros”, explicou.
“Trabalhamos com a hipótese de uma doença bac-teriana na espécie. Porém, um estudo mais amplo poderá determinar a causa”, explanou o fiscal ambien-tal, Múcio Bratti Júnior.
O subprefeito do Balneário Rincão, Jairo Custódio, comentou que o novo município vai viver praticamente do turismo. Por isso, a questão deveria ser melhor discutida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário