O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

COLUNISTA - Viviane Maragno,



Varicela
Catapora (2)


O que é? A varicela (cata-pora) é uma doença infecci-osa, altamente contagiosa, causada por um vírus cha-mado Varicela-Zoster.
Como se adquire? Na era pré-vacina 90% das pessoas suscetíveis desenvolviam a doença primária varicela ou catapora. No contato intra-domiciliar a contaminação da doença ocorre em mais de 80% dos propensos. O pe-ríodo de trans-missão inicia 24h a 48h antes do sur-gimento das lesões da pele e O tempo que medeia en-tre o contato e surgimento da doença (incu-bação) é de 14 a 16 dias, varian-do entre 10 e 21 dias. A transmissão se dá a-través do contato aéreo, de via respiratória para via respiratória ou por contato direto com as lesões vesi-culares cujo líquido está cheio de vírus.
O que se sente? Uma vez alojados no organismo, os vírus começam a se repro-duzir, invadem o sangue e produzem os sinais de in-fecção: febre 38 a 38,5°C, mal estar, perda do apetite.
Lesões da pele e das mucosas: Os vírus que es-tão na árvore respiratória são carregados para a pele e mucosas pela cor-rente sangüínea. Inicia-se uma reação inflamatória local; aparecem pequenas pápulas avermelhadas com prurido intenso que evoluem rapidamente para pequenas vesículas com líquido cristalino, que acaba se turvando. As vesículas re-traem-se no centro e inicia-se a formação de crosta escura (casca). Tudo ocorre em mais ou menos 2 a 3 dias.
Diagnóstico e tratamento: O diagnósti-co é fundamentalmente clínico. O tratamento é di-rigido ao abrandamento dos sintomas. É uma doen-ça benigna e a cura se faz por reação do próprio or-ganismo. Atualmente, as complicações mais impor-tantes acontecem por con-taminação com bactérias. Gestantes, recém-nascidos e indivíduos com defesas baixas necessitam aten-ção especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário