O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

GERAL - Empresa diz que ainda será feita limpeza nas ruas empoeiradas

A poeira causada pela passagem dos veículos nas ruas ainda sujas, devido às obras de saneamento básico, tem incomodado os moradores; a empresa fiscalizadora diz que está no prazo.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Após a repavimentação de algumas ruas de Içara, que estão recebendo as o-bras de saneamento básico, a areia ainda permanece no local, levantando poeira e incomodando a maioria dos moradores.
Algumas vias do Centro, que foram repavimentadas nas últimas semanas, se encontram nesta situação, entre elas estão: Natal Tas-si, Luiz Colle, Getulio Var-gas, Duque de Caxias, Sete de Setembro, Paulo Rizzie-ri e Av. Esmael da Silva.
A Ceal Consultoria, de Florianópolis, foi a empresa contratada pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Içara para fiscalizar as o-bras, que estão sendo realizadas pela empresa Setep Engenharia. A Ceal Con-sultoria recebeu R$ 400 mil pelo serviço.
De acordo com a enge-nheira responsável pela fiscalização, Raquel Destro, das vias citadas apenas a Paulo Rizzieri ainda está em obras, as demais já foram repavimentadas.
“Na Natal Tassi funcionários da prefeitura estiveram consertando um buraco recentemente, isto provocou mais sujeira. A Avenida Esmael da Silva , que foi repavimentada na semana passada, não está com areia, apenas algumas britas. Na Paulo Rizzieri, a equipe ainda está trabalhando, por isso está suja. A Duque de Caxias, Pro-cópio Lima e Sete de Setembro, repavimentadas antes do feriado, foram varridas”, explicou a engenhei-ra da Ceal.
Raquel enfatiza que as Ruas Natal Tassi, Luiz Col-le e Getúlio Vargas ainda serão varridas. “A vassoura mecânica, que a empresa utiliza para limpar as ruas, vem de longe. Por isso, é preciso esperar acumular um certo número de ruas prontas, em torno de cinco, para trazer a vassoura e fazer a limpeza”, explicou a engenheira.
O engenheiro, Marcelo Del Moro, da empresa que está executando a obra, a Setep Engenharia, informou que nesta quinta-feira estavam sendo feitas pavimentações em duas ruas de asfalto que receberam as obras de saneamento há mais tempo.
Del Moro ressaltou que as demais ruas estão dentro do prazo, pois é preciso esperar o solo adensar. Algumas estradas de lajota sofreram problemas na reposição. “A cidade de Içara é muito acidentada”, observou o engenheiro.
Del Moro explicou que a utilização de areão ainda é necessária devido às chuvas. “Nós usamos a areia para aterrar. Porém, a chuva forte carrega esta areia. Por isso a necessidade de colocar areão, o saibro, para firmar o solo. Dá mais trabalho e sai mais caro, mas é preciso”, enfatizou.
De acordo com o responsável da Setep, é o Samae que informa as ruas que têm prioridade para serem repavimentadas e limpas.
“Em alguns dias vou passar para o presidente do Samae a programação para as próximas vias que receberão as obras”, prometeu Del Moro.
O presidente do Samae de Içara, Paulo Preis Neto, e ainda um outro engenheiro da empresa fiscaliza-dora, José Carlos Rocha, confirmaram que os prazos estão sendo cumpridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário