O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 17 de maio de 2011

GERAL - Teatro conscientiza sobre abuso sexual contra crianças

O Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infanto Juvenil em Içara foi marcado pelo teatro “Isso não é brincadeira”, a peça apresentou reflexões sobre o assunto, no Centro de Eventos da FAI.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Conscientizar e sensibi-lizar as pessoas a respeito de um assunto delicado pode não ser tarefa fácil.
Por isso, o grupo teatral Detalhe de Teatro, de Indaial, criou a peça “Isso não é brincadeira”, para falar so-bre o problema da explora-ção sexual contra crianças e adolescentes de uma for-ma descontraída, a fim de chamar atenção do públi-co infantil e promover a prevenção.
A peça teatral foi apre-sentada em Içara nesta se-gunda-feira, dia 16, mar-cando o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infanto-Juvenil.
O espetáculo, dinâmico e de contato direto com o público, foi composto por dois blocos de quatro cenas cada, que lançaram refle-xões acerca do assunto.
Organizado pela Admi-nistração Municipal de Içara, por meio da Secreta-ria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Ren-da e Centro de Referência Especializado de Assisten-cial Social (CREAS), o even-to iniciou às 9h30min, no Centro de Eventos da Fun-dação Assistencial de Içara (FAI), na Praça da Juventu-de Fernando Luciano Pa-checo , no Centro da cidade. O teatro também foi apre-sentado na parte da tarde, às 14h30min.
“Sabemos que a violên-cia e o abuso sexual contra crianças e adolescentes a-contecem em todos os ní-veis sociais. Pode aconte-cer dentro ou fora das famí-lias. Precisamos estar aler-tas e fazer o nosso papel de cidadão, denunciar sem-pre, mesmo que seja suspei-ta”, enfatizou a assistente social e coordenadora do CREAS de Içara, Maria Celso da Silva, acrescen-tando que “o abuso envol-ve várias atitudes que po-dem culminar em violência sexual”.
A história da data está vinculada à morte de uma menina assassinada vio-lentamente. Aracelli Cabre-ra Sanches Crespo foi uma criança brasileira que mor-reu em 18 de maio de 1973. O corpo foi encontrado so-mente seis dias depois, desfigurado e com marcas de abuso sexual.
Depois de 27 anos, a da-ta da morte foi transfor-mada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Explo-ração Sexual de Crianças e Adolescentes, pelo Con-gresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário