O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 17 de maio de 2011

VARIEDADES - Grupo de Escoteiros de Içara fecha as portas

Por falta de ajuda financeira e de voluntários, o Grupo de Escoteiros Djalma Marques, de Içara, está de portas fechadas desde o segundo semestre de 2010; o grupo tem mais de 30 anos.

(Alex Cichella/Jornal Içarese)

O Grupo de Escoteiros D-jalma Marques Escarava-co, de Içara, começa nesta semana o processo de des-ligamento da União dos Escoteiro do Brasil (UEB).
Criado há mais de 30 a-nos, o grupo ficou sem for-ças no município.
Sem apoio financeiro e falta de interesse dos adul-tos de serem voluntários, os içarenses perdem uma das mais antigas institui-ções da cidade.
O grupo era um dos pou-cos em Santa Catarina que possuía sede própria, loca-lizada no bairro Jardim Silvana, e levou os valores do escotismo para milhares de crianças de Içara.
Segundo o atual presi-dente, Jorge Félix Rabassa, o grupo vem passando por várias dificuldades, e ele, em conjunto com alguns voluntários do movimento, procurou apoio na socieda-de, por meio das lideran-ças empresariais e até com ex-escoteiros (que hoje pos-suem uma posição de des-taque na sociedade), porém as tentativas foram em vão. Por isso, desde o segundo semestre de 2010 a sede es-tá fechada, pois não tinha recursos para pagar a anu-idade exigida pela União de Escoteiros do Brasil (UEB).
Neste sábado, dia 14, Fé-lix esteve reunido com di-rigentes da Regional de Santa Catarina da UEB, para explicar mais uma vez a situação, além de come-çar o processo de desliga-mento do grupo de Içara.
Conforme regra, a sede e todos os pertences serão en-tregues para a UEB que dará o destino para o material.
Rabassa afirma que não tem mais condições de estar à frente do grupo, por ques-tões de saúde, e por isso, ten-tou inúmeras vezes procu-rar uma liderança para as-sumir a instituição. "Mas, passado quase um ano, até agora ninguém mostrou in-teresse para assumir o car-go", lamenta.
Seguindo à risca algu-mas das Leis Escoteiras que fala que "O escoteiro é amigo dos animais e das plantas" e que "O escoteiro está sempre pronto para ajudar o próximo", o Grupo de Escoteiros Djalma Mar-ques Escaravaco, partici-pou, ao longo da história de várias ações ambien-tais e comunitárias.
Na enchente de 1996, que atingiu várias comuni-dades do Sul de Santa Ca-tarina, os jovens do grupo ficaram responsáveis pela arrecadação de roupas e alimentos, além de organi-zar todo o processo de dis-tribuição dos materiais nas comunidades.
O Movimento Escoteiro surgiu no mundo no come-ço do século 20, em Lon-dres (Inglaterra). O funda-dor, o militar Baden-Po-well, ao voltar de uma bata-lha na África, observou que com a crise industrial, mui-tas famílias ficaram sem assistência, e com isso, os filhos procuraram as ruas para mendigar, e até come-ter pequenos furtos. Diante de tanta decadência de va-lores, Baden-Powell, resol-veu resgatar essas crianças, e com isso deu-se início ao movimento do escotismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário