O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

POLÍCIA - Trote causa transtornos a PM e Corpo de Bombeiros de Içara

O número de trotes dentro de Içara ainda é pequeno mas gera grandes transtornos para órgãos de segurança, como Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, que atendem a maioria dos casos.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Um dos problemas mais críticos relacionado ao Corpo de Bombeiro e a Polícia Militar de Içara são os trotes. Os órgãos de segurança realizam há muitos anos campanhas que incentivam as pessoas a não cometerem este abuso.
Atualmente, as cidades ainda sofrem muito com esse tipo de caso. A Polícia Militar está realizando uma campanha nacional de combate aos trotes telefônicos. Em Criciúma, o problema está sob controle. É recebido cerca de mil ligações por dia na Central 190. Destas, de 2 a 3% são trotes. Não passam de 30 chamadas.
O fluxo maior de trotes em Criciúma acontece a partir das 17h, e coincide com o final do turno escolar da tarde. Em geral, as crianças aplicam trotes e logo elas são identificadas.
Na cidade de Içara os trotes, os poucos que ainda persistem, são relacionados a Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros.
Na Polícia Militar, é realizado rodízio durante o plantão da Central. O comando explica que é muito fácil saber quando um trote é passado, principalmente pelo tom de voz da pessoa que está do outro lado da linha. “Geralmente as pessoas que passam trote não demonstram desespero ou medo, algo comum em uma vítima, mas os trotes são poucos, devido as chamadas virem direto da central, em Criciú-ma. “Os poucos trotes que recebemos são de pessoas que ligam diretamente pa-ra o número do batalhão”., explica um atendente.
O Corpo de Bombeiros de Içara informa que os casos de trotes são muito parecidos com os da PM, pois a ligações vem da Central de Criciúma. As chamadas falsas, na maioria, são de incêndios
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SA-MU) também é vítima de trotes.
A maioria dos trotes são realizados por crianças.
Trote é crime de falso a-larme e mobilização inútil de funcionário público passível de detenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário