O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

VARIEDADES - Trinta casais de Içara que desejam adotar recebem curso

No Dia Nacional da Adoção, 30 casais participam do curso preparatório para pretendentes à adoção, promovido pelo Fórum de Içara; o curso vai incentivar a adoção de crianças mais velhas.

Em Içara, não há ne-nhuma criança disponível para adoção no momento. Porém, existem pelo menos sete que estão em processo de destituição do poder fa-miliar, ou seja, a família, por falta de condições ou abandono, deixa de ter a responsabilidade sobre a criança.
Já o número de interes-sados em adotar, no muni-cípio, é de 30 casais, alguns deles inscritos para adoção há cerca de quatro anos.
A Assistente Social Fo-rense da Comarca de Içara, Albertina Zanini, explica que a dificuldade destes ca-sais em encontrar um filho adotivo não está no núme-ro de crianças disponíveis, que só em Santa Catarina é de 1.656, mas, sim, no per-fil destas crianças. “Em nosso Estado existem 3.586 pretendentes inscritos pa-ra adoção e 1.656 crianças e/ou adolescentes acolhi-dos esperando por um lar. O problema é que 80% destes pretendentes deseja crianças de até três anos, preferencialmente do sexo feminino e sem irmãos, mas 62% das crianças disponí-veis têm acima de 10 anos. É ai que a conta não fecha”, relata Albertina.
Com o objetivo de incen-tivar a adoção de crianças mais velhas e orientar no processo de adoção, o Fó-rum da comarca de Içara, em parceria com técnicos da Administração Munici-pal, realiza o primeiro cur-so preparatório para pre-tendentes à adoção.
O curso começa nesta quarta-feira, dia 25, às 19h 30min, na sede do Rotary Clube, no bairro Jardim Elizabete, em Içara.
Dividido em quatro mó-dulos, o curso tem 60 vagas para os casais inscritos ou em processo de inscrição para adoção em Içara.
As aulas serão ministra-das entre os dias 8 de ju-nho e 28 de julho e terão a presença de juízes, promo-tores, assistentes sociais, p-sicólogos, representantes da APAE, médicos e famili-ares que já passaram pelo processo de adoção para destacarem os exemplos.
“A escolha deste dia 25 para iniciar o curso tem um significado simbólico. Ho-je, 25 de maio, comemora-se o Dia Nacional da Ado-ção. Os dados a respeito de crianças abrigadas são po-uco exatos. Mas, estima-se que 80 mil crianças e ado-lescentes vivem nos milha-res de abrigos e programas de acolhimento espalha-dos pelo Brasil. Porém, a-penas 4.427 estão legal-mente em condições de se-rem adotadas”, informa a assistente social.
O número nacional de pretendentes à adoção a-tualmente chega a 26.694.
A participação dos pre-tendentes à adoção em pro-gramas e cursos de capa-citação é previsto pela no-va Lei da Adoção nº 12.010, de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário