O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

POLÍTICA - Servidores municipais aceitam proposta econômica de Gentil

Foi aprovada por unanimidade pelos servidores públicos municipais de Içara, em mais uma assembleia no Sindserpi, nesta quarta-feira, a contraproposta enviada pelo prefeito Gentil Dory da Luz.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Depois de rejeitarem a proposta do prefeito Gentil Dory da Luz de 6,35% de repasse sobre a inflação, mais 1,15% de ganho real, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara (Sindserpi) exigiu mais de 2% de ganho real e conseguiu, nesta quarta-feira, dia 18.
Em assembleia na sede do sindicato, a presidente Vera Regina Vieira, infor-mou que recebeu do prefei-to uma contraproposta da parte financeira do dissídi-o coletivo.
Foi aprovada por unani-midade pela categoria a proposta de 6,35% de repo-sição inflacionária (Índice do INPC) em maio, acresci-do de 0,5% de ganho real a ser concedido em quatro parcelas nos meses de se-tembro, outubro, novembro e dezembro, totalizando um ganho real de 2%. Po-rém, sendo em quatro par-celas, os cálculos acabam tornando a reposição infla-cionária em 8,49% e o ga-nho real sobe para 2,14%.
“Nós não queríamos o ganho real parcelado em tantas vezes. Mas, sendo assim, cumulativo, acaba-mos ganhando um pou-quinho a mais”, ressaltou a tesoureira do sindicato, Edna Benedet da Silva.
O advogado do Sindser-pi, Douglas Mattos, expli-cou aos servidores que não é a melhor proposta da re-gião. Porém, alcançou os 2% de ganho real exigidos pela categoria.
Outra questão que ficou pendente foram as cláusu-las sociais, não contempla-das na proposta do prefei-to. “Não vamos aceitar esta situação pendurada. Sem as cláusulas sociais, o dis-sídio coletivo fica em aber-to. Por isso, nós vamos co-municar à Administração Municipal que, se não fe-charmos estas cláusulas até o ano que vem, vai ter briga novamente”, prome-teu Mattos.
O advogado disse que o Sindserpi vai exigir da Ad-ministração uma contra-propostas para as cláusu-las sociais em 30 dias. “Ca-so não tenhamos resposta neste tempo, vamos nos mobilizar novamente, com carro de som e outros recur-sos, como fizemos agora”, advertiu.
O ganho real para 2012, incluído na proposta do prefeito, também foi apro-vado na assembleia, depois de muita discussão.
O ganho real de 1,5% vai ser parcelado em três ve-zes, em janeiro, fevereiro e março, somado ao índice de reposição inflacionária a ser repassado em maio de 2012. Sendo assim, o esta-do de greve foi suspenso em até 30 dias, para que o sindicato aguarde a con-traproposta para as cláu-sulas sociais e de melhori-as de condições de traba-lho, como um novo laudo de periculosidade e insalu-bridade; valorização dos servidores que cursaram o terceiro grau e dos que pre-tendem continuar se quali-ficando; subsidio para o plano de saúde; cupom ali-mentação, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário