O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

GERAL - Administração Municipal escolhe empresa para rever Plano Diretor

Insatisfeita com o diagnóstico do projeto do Plano Diretor de Içara, feito pela empresa Hardt Engemin, a Administração Municipal está em processo de contratação da empresa Geo Cidades.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

As ações de elaboração do Plano Diretor de Içara, paralisadas desde setembro de 2010, devem continuar no próximo mês.
A Administração Municipal vai contratar a empresa Geo Cidades para fazer o diagnóstico do projeto do Plano Diretor, já elaborado pela empresa Har-dt Engemin, de Curitiba.
“Como o valor do contrato para o serviço é considerado baixo, não há necessidade de abrir concorrência entre outras empresas. A equipe técnica da Geo Cidades, sob o comando do arquiteto e urbanista Edson Luis Cattoni, vai analisar e avaliar a proposta de minuta para o Plano Di-retor, ou seja, tudo o que já foi feito até agora pela Hardt Engemin vai ser estudado, a fim de saber o que precisa ser refeito”, explica o integrante do Comitê Gestor da Administração Municipal, Gilmar Bonifácio. Segundo o integrante do Comitê, o diagnóstico feito pela Hardt En-gemin não atendeu às expectativas da Administração Municipal. “Foi feito de forma não participativa, o que fere o estatuto das cidades”, esclarece.
O diagnóstico da empresa em processo de contra-tação vai ficar pronto em aproximadamente 30 dias.
“Depois de pronto, vamos fazer uma audiência pública para apresentá-lo e um cronograma de ações, com discussões na comunidade”, ressalta Bonifácio.
O arquiteto e urbanista Edson Luis Cattoni é especialista na elaboração deste tipo de documento. “Ele presta consultoria para o Ministério Público, entre outros órgãos, e foi o responsável pelo Plano Diretor do município de São José”, enfatiza o integrante do núcleo gestor.
Ainda de acordo com Bo-nifácio, entidades do município, como a CDL e a ACII, estão elaborando um planejamento estratégico da cidade. A ideia da Administração Municipal é trabalhar isto em conjunto com o Plano Diretor. “Normalmente acontece nos municípios as ideias para o planejamento estratégico esbarrarem nas determinações do Plano Diretor. Trabalhar os dois planos em conjunto vai beneficiar a cidade no futuro”, observa.
O diagnóstico do Plano Diretor não vai ficar a cargo da equipe técnica da prefeitura por causa da sobrecarga de trabalho.
“O corpo técnico está to-do envolvido nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Por isso, teremos que contratar uma outra equipe”, esclarece Bonifácio.
O valor da proposta da empresa Geo Cidades é de R$ 7,8 mil, incluindo diagnóstico e apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário