O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 28 de junho de 2011

VARIEDADES - Associações culturais de Içara se reúnem em feijoada

Movidas por um objetivo comum, revitalizar as diversas manifestações culturais do município, representantes de entidades içarenses reuniram-se para fazerem planos e saborear uma feijoada.

(Fotos/Divulgação)

Na noite do feriado de Corpus Christi, dia 23, gru-pos culturais de Içara reuni-ram-se para uma feijoada com reunião na casa da pre-sidente do Movimento de Consciência Negra Chico Rosa, Nadir da Rosa dos Santos, a Ika.
Esteve presente, além do movimento Chico Rosa, a Associação Cultural Açoria-na de Içara, Pastoral do Ne-gro, Associação Italo-Venita de Içara, Grupo de Dança La Montanara e Academia Iça-rense de Letras e Artes.
Durante a reunião, foi dis-cutida a agenda de eventos que envolvem as associa-ções. Os grupos concluíram a organização da primeira novena da Festa de São Do-nato, que acontecerá no pró-ximo dia 2, com a missa étni-ca e barracas típicas na Praça da Igreja Matriz São Dona-to. Também ficou definido, para o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a ajuda para promover a mis-sa da Consciência Negra e ainda uma outra feijoada para comemorar o Dia Zumbi-Afro.
No encontro também foi discutida a crise que os gru-pos culturais de Içara en-frentam, pela falta de apoio financeiro e espaço físico para desenvolver as ativida-des e revitalizar as diversas manifestações culturais do município.
“Em reunião anterior, o secretário de Educação e Cultura de Içara, Antônio de Mello, comprometeu-se em alugar um pavilhão para a-brigar as associações cultu-rais. Porém, respondeu, na última semana, que a secre-taria não tem recursos para isto. Contudo, a Adminis-tração Municipal pretende investir na criação de gru-pos de dança étnica dentro das escolas municipais, com o objetivo de comemo-rar os 50 anos de Içara. Tal atitude poderá significar o fim de vários grupos já exis-tentes há mais de 20 anos no município”, opinou a se-cretária da Associação Cul-tural Ítalo-Veneta, Silésia Pizzetti Augustinho.
Ainda de acordo com Silé-sia, cabe lembrar que os gru-pos culturais vêm desenvol-vendo há muitos anos ativi-dades sem fins lucrativos com o único objetivo de be-neficiar a cultura e resgatar a identidade cultural da po-pulação içarense.
“Os membros das asso-ciações pagam mensalidade para manter o grupo e, na maioria das vezes, pagam o custo dos eventos que pro-movem, como foi o caso des-ta feijoada. Não é possível fazer um trabalho público sem o apoio do Poder Públi-co”, reclamou a secretária.
As entidades planejam uma reunião com o prefeito Gentil Dory da Luz para tratar do assunto.
Outro problema discutido foi a continuidade das obras do Centro Cultural da Caixa do Carvão, que resolveria o problema da falta de espaço físico das entidades.
“O complexo cultural é uma reivindicação de mais de 20 anos. Este está sendo ameaçado a transformar-se em posto de saúde. Por que a construção de outra obra como a rodoviária em um local de difícil acesso? Será um desperdiço do recurso público, enquanto os grupos culturais estão pedindo so-corro”, questionou Silésia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário