O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

VARIEDADES - Movimento Negro de Ação Social Osvaldo Duarte realiza encontro

Há um ano discutindo os direitos dos negros e a desigualdade social em Içara, o Movimento Negro de Ação Social Osvaldo Duarte realizou o primeiro encontro na Casa da Cultura.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Ao perceber a desigualdade social, através da falta de oportunidades de trabalho e inserção em grupos, em Içara, um movimento negro surgiu há um ano a fim de discutir estas questões e buscar os direitos da etnia.
Na noite desta sexta-feira, dia 17, o Movimento Negro de Ação Social Osvaldo Duarte realizou o primeiro encontro, na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, para tratar do tema: Resignificando a história dos negros do município de Içara.
“Percebemos, ao morar e trabalhar no município, que muitas oportunidades ficavam no meio do caminho para os negros. O negro estuda, se especializa e consome em Içara e a cidade não dá oportunidade. A maioria encontra trabalho só em Criciúma ou outras cidades da região”, explica o tesoureiro do movimento e um dos palestran-tes do encontro, Luiz Fer-nando Cardoso Sabino.
Além do mercado de trabalho, os mais de 200 integrantes do grupo percebem que na política o negro também tem pouca oportunidade de atuação.
“Desde a eleição do ex-vereador Osvaldo Duarte, em 1996, nunca mais tivemos um representante negro na política”, observa Sabino, destacando que o nome do movimento é uma homenagem ao ex-vereador já falecido.
Osvaldo Duarte faleceu no ano de 1998, devido a um acidente de carro, no qual também morreu a esposa, Luiza. Durante o e-vento na Casa da Cultura, o ex-vereador foi homenageado perante familiares, presente no local.
Políticos da cidade foram convidados para o encontro a fim de discutir a inclusão do negro nas atividades da cidade.
“Queremos que eles elaborem projetos e leis para que sejam oferecidas oportunidades para os negros em Içara. Em Criciúma, por exemplo, já existe a lei das cotas nos concursos públicos”, ressalta o tesoureiro.
O Movimento Negro de Ação Social Osvaldo Duar-te tem uma parceria com o Movimento de Consciência Negra Chico Rosa. “Nós ajudamos eles no 15º Encontro da Etnia Negra de Içara, ocorrido recentemente, através de palestras. Temos uma parceria muito boa”, conta Sabino.
O movimento, que possui 15 pessoas na diretoria, a partir do encontro desta sexta-feira, vai formar um grupo de estudos sobre a história afro-descendente.
“Temos que pesquisar a nossa história para poder discutir nossos direitos e reivindicá-los às autoridades políticas e à sociedade”, enfatiza o tesoureiro.
Além de Sabino, pales-trou na Casa da Cultura o mestre em história Julio Cé-sar da Rosa, que é vice-presidente do movimento Osvaldo Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário