O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

GERAL - Entidades do comércio se reúnem com PM para tratar de segurança

A criminalidade em Içara, que atinge o comércio da cidade, tem preocupado os lojistas, que chamaram o tenente coronel da Polícia Militar de Içara para uma conversa sobre segurança.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O tenente coronel da Polícia Militar de Içara, Cos-me Manique Barreto, foi convidado por entidades ligadas ao comércio içaren-se para uma reunião a fim de discutir a segurança no município.
O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 28, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara.
Estiveram presentes, além do presidente da CDL, José Dionízio Cardoso, o Déio; representantes da Associação Empresarial de Içara (ACII), Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Centro, Sindicato Patronal (Sind-lojas), entre outros.
O tenente coronel informou que a Polícia Militar está passando por um treinamento para ministrar palestras aos associados da CDL. “É uma parceria que a PM tem com a CDL, a nível estadual, para pales-trar aos lojistas, dando dicas de segurança, ou seja, quais detalhes as pessoas devem prestar atenção pa-ra potencializar a segurança de seus estabelecimentos, evitando furtos, roubos e até mesmo sequestros”, disse Barreto.
De acordo com o tenente coronel, a busca da segurança é uma obrigação de todos. “Se as pessoas tiveram ações de prevenção, teremos menos incidência de crimes. É preciso prestar atenção nos indivíduos que frequentam os ambientes e estar atento a qualquer suspeita, informando a polícia”, advertiu.
As câmeras de monitora-mento, que estão previstas para serem instaladas na cidade, a fim de inibir a a-yção de criminosos, também foram tema das discussões.
O ex-presidente da CDL, Agilmar Viana, pediu comprometimento das autoridades com relação às câ-meras. “Estamos desde o ano passado nos empenhando para conseguir estas câmeras. Políticos já prometeram que em janeiro elas seriam instaladas. É de fundamental importância para a segurança. Peço a atenção da Administração Municipal e Governo Estadual”, falou Viana.
Outros participantes defenderam também a circulação de policiais a pé pelo centro. “Em outras reuniões com representantes do comércio foi pedida a ação dos policiais nas ruas, a pé. Isto foi feito por um tempo e surtiu efeito. Hoje, eles fazem o patrulhamento, mas de carro ou moto”, explicou o presidente do Conseg, Maurino Perez.
O tenente coronel acredita que Içara está “excelente, comparando com o restante do Estado”. “A maioria dos crimes aqui está na ‘faixa verde’. Claro que es-tamos trabalhando para uma diminuição constante”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário