O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

GERAL - Pinguins são achados mortos na orla da praia do Rincão

A migração dos pinguins da Patagônia para águas mais quentes trouxe 11 deles à praia do Balneário Rincão; apenas um conseguiu resistir e foi levado para um centro de reabilitação.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Para fugir do frio e buscar alimento, os pinguins da região da Patagônia, na Argentina, acabam chegando ao litoral brasileiro nesta época do ano.
Nesta quinta-feira, dia 30, um deles, encontrado vivo por um morador, na orla da praia do Balneário Rincão, foi levado para o centro de reabilitação da Área de Proteção Ambien-tal (APA) de Imbituba.
“O morador recolheu o pinguim, que estava sujo de óleo, levou para a sua residência e o limpou. Depois, ligou para a Fundai e, nesta quinta-feira, levamos o animal para o centro de reabilitação em Imbi-tuba”, explicou o biólogo da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai), Ricardo Garcia da Silva.
O biólogo ressaltou também que, nos últimos dias, já foram encontrados, além desde pinguim vivo, mais dez, que estavam mortos.
“Eles vêm do norte do Uruguai e os mais novos acabam indo para mais longe. Muitos ingerem óleo ou ficam presos em redes, o que faz com que cheguem às praias. Os que ingerem ó-leo ficam muito debilitados e acabam morrendo. É raro encontrar algum pinguim vivo”, observou Silva.
A Fundai aconselha que os animais encontrados vi-vos sejam colocados em u-ma caixa de papelão, pa-ra que sejam sinalizados na praia, e a pessoa que o encontrou entre em contato imediatamente com a Fundai, através do telefone (48) 3432-6418 ou (48) 3432-2733.
“A equipe da fundação vai até o local e analisa as condições do animal. Caso ele tenha chance de sobrevivência, é levado ao centro de reabilitação em Imbi-tuba. Porém, se, no local, percebermos que está muito fraco e que não vai resistir, deixamos na praia”, esclareceu o biólogo.
A Polícia Ambiental de Maracajá também pode ser contactada nestes casos, através do telefone (48) 3240-1270.
Um golfinho também foi encontrado morto na orla do Balneário Rincão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário