O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

GERAL - População é convocada para 5ª Conferência de Saúde

Os içarenses vão poder sugerir melhorias na área da saúde para o município na 5ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece nesta quarta-feira, dia 6, no auditório da Matriz São Donato.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Realizada a cada quatro anos nos municípios, a Conferência Municipal de Saúde chegou a 5ª edição em Içara. Ela é uma etapa da 14ª Conferência Nacional de Saúde. O evento acontece durante todo o dia desta quarta-feira, dia 6, no auditório da Igreja Matriz São Donato, no centro de Içara.
Realizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, a conferência tem como objetivo coletar opiniões dos cidadãos a respeito da saúde e incentivar ideias para melhorias. “É importante que a comunidade se faça presente porque são poucas as oportunidades como esta. O cidadão vai ter direito de opinar e as ideias poderão chegar à Conferência Estadual e até à Nacional, ou seja, a sugestão de um içarense poderá beneficiar pessoas do Brasil todo”, enfatizou uma das coordenadoras do evento, Mariléia Pacheco
A abertura está marcada para as 8h e o encerramento previsto para as 18h30min.
Na mesa de discussões o tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, com o eixo: acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS.
A Mesa Redonda começa às 10h, na qual serão discutidos: política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; participação da comunidade e controle social; gestão do SUS (Financia-mento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).
A conferencista será a psicóloga de Joinvile, Ângela Maria Hoepfner; a presidente da mesa, a gestora da Secretaria de Saúde, Mira Dagostin; e mediadores o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Milton Medeiros Fernandes, e o coordenador Rodrigo Freitas.
Das 11h30min às 12h 30min acontece um debate e, em seguida, almoço para os participantes.
No começo da tarde, às 13h30min, começam as plenárias temáticas, nas quais seis grupos vão discutir os temas levantados durante a Mesa Redonda.
Após, às 15h30min, co-meça a exposição de pôsters na Praça Matriz São Donato, com os quais os participantes demonstrarão o resultado das discussões. A plenária final acontece das 16h às 18h, quando serão eleitos os delegados que representarão Içara na etapa estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário