O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 19 de julho de 2011

POLÍTICA - Cartório Eleitoral recebe eleitores do Rincão para substituir títulos

O Cartório Eleitoral de Içara convoca os moradores do Balneário Rincão para que substituam os títulos eleitorais, que agora têm o nome do novo município; o procedimento começou ontem.

(Maso Nyeto/Jornal Içarense)

O Balneário Rincão foi emancipado de Içara oficialmente nesta segunda-feira, dia 18. Isto porque foram emitidos os primeiros títulos de eleitor da nova cidade, que elegerá a própria Administração Municipal em 2012.
Também nesta segunda-feira foi dada a largada pa-ra a organização dos dire-tórios dos partidos políticos. Já é possível encaminhar a Justiça Eleitoral as nominatas das executivas e retomar os procedimentos de filiação partidária.
De acordo com o chefe de Cartório da 79ª Zona Eleitoral, de Içara, Marcos Mo-raes, a quantidade de pessoas que procuraram o cartório para substituir o título foi abaixo do esperado.
“Até o início da tarde, a-penas dez pessoas compareceram. Acreditamos que a chuva tenha prejudicado”, explicou Moraes.
O chefe de cartório enfa-tizou a necessidade de que as pessoas que moram na área de abrangência do bal-neário se dirijam ao Cartório Eleitoral o mais rápido possível para retirar o no-vo título. “Este é o momento ideal para fazer a substituição e revisão do título eleitoral. Se não houver fila, o procedimento leva menos de cinco minutos. Convocamos os moradores do Rincão para buscarem seus títulos. Quem deixar para o ano que vem, ano de eleição, pode enfrentar fi-la”, advertiu Moraes.
O primeiro cidadão rin-conense a substituir o título foi o empresário Olírio José Lino. “Me emocionei muito. Tinha certeza de que o título ia sair, mas vê-lo nas mãos é diferente. Senti quase como se estivesse tendo o primeiro filho. Estou muito alegre por ter tido a sorte de ser o primeiro a substituir o título. Espero que todo o pessoal vá ao cartório”, relatou Lino. O empresário foi uma das pessoas que ajudou no processo de emancipação do Balneário Rincão.
“Quando o Rincão se tornou Distrito, há 16 anos, eu estava presente. Agora, ver o resultado de tanto trabalho para a emancipação ser consolidado, é muito gratificante”, enfatizou.
Moradores do Centro de Içara e de outras localidades que desejam fazer a transferência do título pa-ra o Balneário Rincão também podem procurar o Cartório Eleitoral.
De acordo com Moraes, o Código Eleitoral explica que qualquer pessoa que tenha interesse no novo município e possa comprovar residência, como os veranistas, tem direito de transferir o título.
No dia 20 de junho os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Florianópolis, aprovaram por unanimidade a resolução que dispõe de normas e atribuições ao novo município. No Balneário Rin-cão foram definidos seis locais de votação para as eleições de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário