O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

GERAL - Aterro Sanitário em Içara recebe 500 toneladas de lixo por dia

O aterro sanitário do bairro Poço Oito, em Içara, recebe o lixo de 14 cidades da região e mais três empresas do Rio Grande do Sul; o montante equivale a cerca de 500 toneladas por dia.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O aterro sanitário localizado no bairro Poço Oito, em Içara, recebe cerca de 500 toneladas de lixo por dia. São aproximadamente 350 toneladas de resíduos domiciliares, 150 toneladas de resíduos industriais e uma tonelada de resíduos de serviços de saúde.
O engenheiro sanitarista e ambiental, Leandro Rosso Fernandes, da San-tec Resíduos, empresa responsável pelo deposito de lixo no aterro, explica que, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com ba-se na NBR 10004/2004, a Santec possui licença para receber resíduos provenientes de domicílios e indústrias Classes IIA e IIB.
“Os resíduos gerados pelos estabelecimentos de serviços de saúde (Classe I ou perigosos) são previamente esterilizados pelo processo de autoclavagem. A autoclave a vapor trabalha em temperaturas médias variando em torno de 134 °C”, esclarece.
O lixo depositado no aterro de Içara vem, além do próprio município, das cidades de A-raranguá, Criciú-ma, Ermo, Forqui-lhinha, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Nova Veneza, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Siderópolis, Timbé do Sul, Turvo e das empresas R.B. Correa e Cia Ltda, de Mampituba (RS) e Morrinhos do Sul (RS), a-lém da Transportes JC Lo-pes Ltda, de Torres (RS).
A Vigilância Sanitária de Içara conta com uma equipe de seis profissionais, que atuam diariamente na fiscalização e controle de normas técnicas.
No aterro sanitário, a e-quipe faz auditoria uma vez ao ano, explica o fiscal Gilmar Ghislandi. “Na au-ditoria analisamos em que condições está o aterro, pa-ra fornecer o alvará. Percebemos que existe uma separação por tipo de lixo. Os medicamentos, por e-xemplo, são enviados pa-ra Blumenau”, ressalta o fiscal DA VIGILÂNCIA.
A Fundação do Meio Ambiente (FATMA) é a responsável pela licença para depósitos no aterro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário