O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

GERAL - Comissão Pró-Saúde de Içara trabalha para melhorar HSD

Um grupo de içarenses descontentes com o atendimento no Hospital São Donato (HSD) formou uma comissão para cobrar providências das autoridades políticas e direção do hospital.

(Maso Nyetto/Jrnal Içarense)

A Comissão Pró-Saúde de Içara (CPSI-14 de abril) composta por içarenses preocupados com a saúde no município, começou os trabalhos após o falecimento de um senhor que não conseguiu atendimento médico no Pronto Socorro do Hospital São Donato (HSD) e acabou falecendo, ao enfartar em uma farmácia próxima à instituição.
O fato aconteceu no dia 14 de abril deste ano. Por isso o nome da comissão.
“Desde aquele dia nos engajamos em um movimento para melhorar o hospital. Queremos a hu-manização da instituição e um bom atendimento no Pronto Socorro”, ressaltou o presidente do grupo, Val-demar Manoel Felício.
A comissão luta por duas causas primordiais: o retorno do plantão da pediatria e a contratação de uma enfermeira padrão para o Pronto Socorro, a fim de orientar as pessoas enquanto esperam pelo atendimento médico.
“Já tivemos reuniões com vereadores e prefeito. Agora, esperamos a confirmação da secretária do pre-feito para um novo encontro”, informou Felício.
Segundo Albertino Ar-mindo, também membro da comissão, a comunidade está com receio de ajudar o hospital, enquanto o Pronto Socorro estiver com atendimento inadequado.
“Pelo que averiguamos dos bilhetes deixados na caixa de sugestões e reclamações do hospital, 90% dos pacientes que foram internados consideram o atendimento bom, e 90% dos que foram atendidos no Pronto Socorro acharam o atendimento ruim”, informou Armindo.
Para o integrante, se o atendimento do Pronto Socorro não melhorar, a população não vai querer participar da campanha "Luz que vem do coração", que visa estimular a doação de uma quantia em dinheiro por mês, através da conta de luz.
A comissão pretende ajudar na divulgação da campanha. “Para tirar o hospital do ‘buraco’, só com a ajuda da população. Queremos elaborar materiais para divulgar e incentivar a contribuição na fatura de energia elétrica”, afirmou, um outro membro do grupo, Bruno José Martins.
A CPSI - 14 de abril ressalta que não é ligada a partido político e que pretende se regularizar, com registro em cartório e como entidade pública.
Fazem parte da comissão: presidente: Valdemar Manoel Felício, vice-presidente: Osmar Bonazza, 1º secretário: Bruno José Mar-tins, 2º secretário: Sálvio Castagnetti, 1º tesoureiro: Albertino Armindo, 2º tesoureiro: Pedro de Souza Pacheco; suplentes: Edna Benedet, Valdemar Rai-chaski, José Serafim Gomes, Brás Emílio de Souza, Jorge Herminio Teixeira e Vandrei Miranda Felício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário