O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

GERAL - Conselho de Saúde do Nossa Srª de Fátima convoca Secretaria

Membros da Secretaria de Saúde explicaram ao Conselho de Saúde do Bairro Nossa Senhora de Fátima sobre dificuldades enfrentadas e o conselho também pediu ajuda da Fundai para projeto.

(Divulgação)

Com a presença de membros da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai), foi realizada na noite de quarta-feira, dia 3, a reunião mensal do Conselho Local de Saúde do Bairro Nossa Senhora de Fátima.
A coordenadora das Estratégias da Saúde da Família (ESFs), Glícia Pag-nan, colocou a dificuldade que os municípios enfrentam na contratação de profissionais de algumas especialidades como urologis-tas, ortopedistas, neurologistas, entre outros.
Para as vagas abertas em Içara, mesmo sendo buscados em outras cidades e até estados, a restrição por parte destes profissionais é grande devido ao valor pa-go pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Saúde, Laudelino Calegari, explicou a respeito de exames que são comprados em forma de "pacotes" (tireoide, ultrassono-grafia, en-doscopias) pela Secretaria, para tentar atender a demanda e reduzir o tempo de espera na fila de exames.
Outros temas também foram abordados com relação a metas a serem atingidas pelo posto de saúde do bairro e a interação com a comunidade, bem como o trabalho realizado pelos fisioterapeutas nas visitas domiciliares.
O presidente da Fundai, Geraldo Baldissera, ouviu do conselho a proposta de se criar no bairro uma área para cultivo de plantas me-dicinais, com a parceria da Fundai, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e o clube de mães, que ficaria responsável pela coordenação do projeto, através da presidente Maria Cardoso. “A medicina popular já é aceita até pelo SUS. As pastorais da igreja católica vêm desempenhando um excelente trabalho neste sentido. Desta maneira, queremos realizar um projeto piloto aqui na comunidade para ser aplicado em nosso posto e, depois, repassar a experiência às outras unidades de saúde de Içara. Não se trata de uma ‘horta’, mas de um projeto maior”, explicou a presidente do conselho, Sunamita Vieira de Carvalho.
O conselho vai buscar também parceria com universidades e empresas. “Algumas já se mostraram bem receptivas a ideia. Os conselhos não servem só para fiscalizar e propor melhori-as, mas também para fazê-las acontecer”, ressaltou a presidente do conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário