O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

POLÍTICA - Assinatura de pessoa falecida na lista do PSD é investigada

A Comissão Provisória do PSD do Rincão acredita que alguém tenha se infiltrado nos trabalhos de recolhimento das assinaturas e fraudado a lista; a Polícia Federal está investigando.

(Divulgalção)

A assinatura de uma pessoa falecida em 2009, encontrada junto às dema-is assinaturas de interessados em fundar o PSD em Içara, provocou ‘correria’ entre os partidários, no início desta semana.
A informação foi levantada pelos técnicos do Cartório Eleitoral e levada ao juiz da 2ª Vara da Comarca de Içara, que informou ao Ministério Público, sendo solicitado inquérito na Polícia Federal, em Criciúma.
De acordo com o presidente da Comissão Provisória do partido em Içara, o vice-prefeito José Zanolli, a fraude foi encontrada en-tre as listas recolhidas no Distrito Balneário Rincão.
Zanolli acredita que a assinatura foi feita por alguém que quis prejudicar o novo partido.
Para o presidente da Comissão Provisória do PSD do Balneário Rincão, Nil-ton da Silva, a suspeita é de que uma pessoa de fora da equipe do partido tenha se infiltrado e cometido a fraude. “As cinco pessoas que recolheram as assinaturas no Rincão receberam folhas separadas com espaço para preenchimento de dez nomes cada folha. Acreditamos que uma pessoa de fora tenha roubado uma delas, por que em uma única folha as assinaturas estavam com a mesma caligrafia”, explicou Silva.
O presidente da comissão disse ainda que o grupo está tentando identificar o autor da fraude para apresentar à Justiça. “Queremos sair de cabeça ergui-da. A nossa equipe é formada por pessoas de caráter, entre empresários e cidadãos reconhecidos. Con-seguimos cerca de 50 assinaturas para a criação do partido”, enfatizou.
Entre as 459 assinaturas recolhidas em Içara e no Balneário Rincão, 198 conferiram; 176 não conferiram; 46 estavam como “ele-itor inexistente” no cadastro eleitoral; 25 são de pessoas de outras cidades, não podendo o cartório de Içara fazer a conferência; seis não puderam ser conferi-das, pois os eleitores deixaram de votar diversas vezes; quatro de eleitores divergentes; duas com inscrição cancelada e uma suspensa.
“Nós tiramos como base as assinaturas do caderno de votação da eleição passada. Então, alguns que assinaram de forma diferente, tiveram as assinaturas discriminadas como irregulares”, esclareceu o analista do Cartório Eleitoral da cidade, Marco Aurélio Fevereiro.
Segundo Fevereiro, a parte que cabe ao Cartório Eleitoral de Içara para o processo de registro do partido na cidade já foi feita, com a entrega da certidão à Comissão Provisória, que deve enviar o documento ao Tribunal Regional Eleitoral, em Florianó-polis. “O TRE vai reunir as certidões de todas as cidades e averiguar se a sigla pode ser criada”, ressaltou.
Ainda de acordo com o analista, o inquérito policial que investiga o autor da fraude está desvinculado do processo feito no Cartório Eleitoral, ou seja, independente do resultado do inquérito, o PSD tem o aval do cartório para criar a sigla. “O processo no cartório já foi arquivado”, observou Fevereiro.
Segundo Za-nolli, a meta do partido em Içara era recolher 200 assinaturas, sendo assim, o objetivo foi superado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário