O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

VARIEDADES - Academia Planeta Saúde há 9 anos promove a atividade física

Uma vida plenamente saudável começa com a prática de exercícios físicos, compreendendo isto, a procura por ajuda profissional cresceu; os içarenses contam com a academia Planeta Saúde.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A principal recomenda-ção dos médicos, para pre-venir e tratar problemas de saúde, é a realização de ati-vidade física, segundo o professor de Educação Fí-sica e coordenador da Aca-demia Planeta Saúde, Fa-brício Martins.
O professor explica que, em nove anos, desde que a-briu a academia em Içara, a consciência das pessoas com relação à necessidade de se exercitar melhorou muito. “Há alguns anos as pessoas faziam academia mais por status. Hoje, pro-curam fazer exercícios físi-cos pensando na saúde”, observa Martins.
Porém, de acordo com o professor, muitos ainda não entendem os benefíci-os do exercício físico.
“Existem aqueles que a-cham que precisam fre-quentar a academia ape-nas se estiverem ‘gordi-nhos’. Outros pensam que somente pessoas com mui-to dinheiro ou que já têm um corpo ‘sarado’ é que de-vem frequentar. Mas, na realidade, a atividade físi-ca deve ser feita por todos, independente de idade, fí-sico ou status social. Pois, o sedentarismo é um risco à saúde”, alerta.
Aluno da Planeta Saúde, Márcio Mattiola, 44 anos, relata que conseguiu se re-cuperar de uma hérnia com a ajuda da atividade física. “Frequento assiduamente a academia há um ano, por recomendação médica. Ti-nha um problema de saúde e consegui me recuperar sem fazer cirurgia. Tam-bém passei a cuidar melhor da alimentação. O exercício físico é bom não só para o corpo, mas também para a mente”, ressalta Mattiola.
Martins diz que a maio-ria das pessoas procura a academia em busca resul-tado rápido. “O resultado não vem do dia para a noite. É uma consequência de hábitos saudáveis”, en-fatiza o professor.
O também aluno, Eurides Moro, 63 anos, recomenda a prática a todos. “Estou há três anos na academia. É ex-celente, todo mundo deveria fazer. É um investimento em saúde”, acrescenta ele.
Martins tem como objeti-vo expandir o negócio. “Quero aumentar a acade-mia, ter uma sede própria e criar filiais em outras ci-dades menores, onde a po-pulação ainda tem poucas opções”, planeja o profes-sor, que fundou a Planeta Saúde em Içara devido à necessidade que percebeu.
“Quando abri o negócio, em 2002, Içara tinha ape-nas duas academias. Co-mo havia demanda para mais um local, encarei o desafio”, lembra Martins.
Para o professor, a maior dificuldade é manter o alu-no. “A maioria começa as aulas e para em pouco tem-po. É preciso criar formas de habituar o aluno à ati-vidade física”, comenta.
A academia Planeta Saú-de está localizada na Rua Coronel Marcos Rovaris, 276, no Centro de Içara. Atualmente o local recebe mais de 200 alunos de segunda a sexta-feira das 7h a meia-noite.
Fabrício Martins tem vasta experiência como preparador físico em enti-dades da região e é forma-do em Educação Física pela UNESC, em 1999, e pós-graduado em Treina-mento Esportivo pela mes-ma universidade, em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário