O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

POLÍTICA - Entidades içarenses opinam sobre número de vereadores

Opiniões divergiram em reunião realizada na Câmara Municipal de Içara para discutir o aumento do número de vereadores na Casa em 2012; a maioria ainda quer manter os dez.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A Câmara Municipal de Içara reuniu, nesta quarta-feira, 17, entidades organizadas, partidos políticos e imprensa para saber a opinião da maioria sobre a proposta do aumento do número de vereadores de dez para 13.
Primeiramente, foram chamados a falar representantes dos partidos políticos. O presidente do PMDB, Adil-ton Tramontim, disse que a sigla é a favor da manutenção dos dez vereadores, devido à diminuição de eleitores que vai ter com a emancipação do Balneário Rincão.
Para a presidente do PC do B, Edna Benedet, deve haver redução do repasse feito pelo Executivo ao Legislati-vo e o aumento do número de vereadores para 13, “porque não vai implicar em mais despesas”.
O PT também é favorável a 13 cadeiras. Quintino Pa-vei, frisou que, mesmo que o repasse, que hoje é de R$ 300 mil, diminua para R$ 200 mil, a Câmara vai ter condições de manter 13 vereadores.
Representando o PSD, Renato Réus esclareceu que a sigla é favorável a manutenção de dez vereadores. “A-creditamos que dez pessoas sejam suficientes para atender o município”, esclareceu.
O PP informou, através de ofício, que é favorável ao aumento para 13 e que respeita as demais posições.
O PRB comunicou, através de nota, que não faria uso da palavra por não ter discutido o assunto internamente.
Manifestaram-se também entidades ligadas ao comércio. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) optou por dez legisladores, assim como a Associação Empresarial de Içara (ACII).
A Associação de Jovens Empreendedores (AJE) ressaltou que não encontrou motivos para que haja o aumento de dez para 13.
O Conselho de Saúde do Bairro Nossa Senhora de Fátima enfatizou a importância da qualidade e não da quantidade no Legislativo, optando dez vereadores. O Rotary Club também mostrou a mesma opinião. Já a União das Associações Comunitárias de Içara (UACI) defendeu a maior representatividade na Câmara, com 13 vereadores.
Deram também opinião na tribuna presidentes de associações de moradores, representantes da imprensa e opiniões individuais.
Dos vereadores presentes, Jurê Bortolon (PMDB), Dilnei Lima (PMDB), André Jucoski (PSDB) e Joaci Domingos Pereira (PP), defenderam a manutenção de dez cadeiras. Já Osmar Manoel dos Santos (PP) e Diego Vittorassi (PDT) preferiram 13. Neuzi Berto Silveira (DEM) propôs a redução para nove cadeiras.
No total, foram registra-das 30 opiniões, entre representantes de entidades, vereadores e pessoas físicas. Das 30 pessoas, 14 foram fa-voráveis a dez; 13 a 13 vereadores; um a nove; e dois não se posicionaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário