O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

GERAL - Projeto “Agito no bairro” promoverá qualidade de vida

Os bairros de Içara vão receber uma equipe de saúde que vai dar orientações para melhorar a qualidade de vida da população; a primeira localidade a receber o projeto será o Cristo Rei.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Um novo projeto na área da saúde vai começar a ser desenvolvido em Içara na próxima segunda-feira, dia 5. Trata-se do “Agito no ba-irro”, uma experiência inédita no município, viabili-zada por meio de parceria entre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e as unidades de saúde. O primeiro bairro a receber o projeto será o Cristo Rei.
“Baseado no conceito ampliado de saúde, que não contempla apenas a doença, mas o direito à qualidade de vida, o projeto constitui um conjunto de ações relevantes para prevenção de agravos na saúde e diminuição da incidência de fatores de risco”, explicou a nutricionista co-ordenadora do NASF, Dai-ane Cardoso.
Com uma equipe multi-profissional, integrada por assistente social, dentista, enfermeiro, farmacêutica, fisioterapeuta, fonoaudió-loga, médico, nutricionista, psicólogo e técnico de enfermagem, o NASF vai às unidades de saúde para proporcionar aos pacientes um dia de atendimento mais intenso.
Entre as atividades dis-ponibilizadas estão: assistência social com orientação social e técnicas de relaxamento; farmacêutica falando sobre o uso correto e racional de medicamentos; fisioterapeuta orientando quanto às atividades de vida diária e exercícios para reeducação pos-tural; fonoaudióloga com orientação e triagem fono-audiológica de linguagem, voz, deglutição, respiração bucal e outros; orientação alimentar com a nutricio-nista; e informações e acon-selhamento com ênfase na prevenção em saúde mental com psicólogo.
“Esperamos que a população participe e conheça mais sobre o trabalho do NASF de Içara, possibilitando-nos intensificar a-ções de promoção, prevenção e qualidade de vida para as pessoas”, enfatizou o secretário de Saúde, Lau-delino Calegari.
No dia 19 de setembro o “agito” chega ao Bairro Aurora. O cronograma está organizado para o ano de 2011, retornando as atividades do projeto em janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário