O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Variedades: Encontro da Família Réus é considerado um sucesso

Ocorrido neste domingo, dia 2, o 33º Encontro da Família Réus foi considerado um sucesso pelos organizadores; descendentes de Eleotério e Luísa Réus se reuniram para confraternização.

Clique aqui para ver a galeria de fotos >>>

O 33º Encontro da Família Réus (Torpri), realizado domingo, dia 2, no Complexo Esportivo Gonçalves, no bairro Cristo Rei, em Içara, foi marcado pela participação de novos integrantes da família.

Além dos tradicionais participantes, descendentes de Eleotério e Luísa Réus, pessoas com sobrenome Réus de vários lugares e outras, ligadas à família de alguma forma, formaram um grupo de cerca de 150 pessoas, que se confraternizaram e resgataram a história familiar.
“Foi tudo de bom. Gente que nunca tinha participado compareceu. Novos Réus”, enfatizou uma das organizadoras, Sidnei Réus Borges, a Nei.
Ela ressaltou a família do Tio Cido Teixeira, que esteve presente “em peso” nesta edição do evento. “O Tio Cido trouxe, desta vez, a família inteira. Isto foi muito importante para nós. Assim como a participação de todos os outros que se esforçaram para estarem presentes”, observou uma das organizadoras.
O torneio de futebol suíço foi o destaque do dia, reunindo crianças e jovens.
“Voltamos a fazer o campeonato que tinha sido interrompido, por que os jovens começaram a ficar adultos. Mas, agora retomamos, para unir os primos, que nem estavam se conhecendo mais. Foi muito bom bom, entregamos medalha de ouro para os vencedores. Alguns jovens, de lugares distantes prometeram vir no próximo encontro já com o time formado. Nossa intenção é continuar o campeonato e fazer os próximos ainda melhores”, declarou Nei.
O encontro teve início com uma cerimônia religiosa. Logo após, foi servido o almoço À tarde, brincadei-ras e jogos garantiram bons momentos de diversão durante o dia.
A escritora e historiadora Elza de Mello Fernandes fez um breve relato da origem da família.
Segundo ela, os Réus surgiram na Alemanha com o sobrenome Roys, e foram se espalhando por demais países da Europa até chegar a Portugal, na Ilha do Faial, que situa-se no arquipélago dos Açores, de onde vieram para o Brasil.
O casal Luiza e Eleotério Réus viveram na Vila São José (Rua da Palha), e por último, até a morte, no Centro de Içara, casa onde mora uma das filhas, Laide. Eles tiveram 12 filhos, sendo um deles adotivo: Maria Zélia Réus Silveira (em memória); Vitalina Réus Cardoso (em memória), Maria Reús Vieira, Balduíno Réus (em memória), Eleotério Joaquim Réus (Do-ca - em memória), Caulina Réus Borges; Lindoca Reús Goulart (em memória), Terezinha Réus Borges, Benta Reús Cardoso, Eulina “Laide” Réus Nietto, Tarcília Reús Zaniboni, Eugênia Reús Mendes e Alcídes Teixeira.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi!, faço parte de uma família Réus bem grande! hehe, somos natural de araranguá, que demais este encontro!

Postar um comentário