O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Política: Boca e PMDB são citados em ação de perda de cargo eletivo

O suplente de vereador do PP, Fábio Della Bruna Vieira, moveu ação de perda de mandato eletivo contra o vereador Joaci Domingos Pereira, que trocou o PP pelo PMDB em outubro.
MASO NYETTO/JI
O que era ameaça do Partido Progressista de Içara, agora já é concreto.
Foi publicada no Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina (DJESC), no último dia 16, a citação para que o vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca, e a direção estadual do PMDB se manifestem sobre a ação de perda de mandato eletivo por desfiliação partidária. A ação movida contra Boca foi ingressada pelo suplente de vereador do PP, Fábio Della Bruna Vieira, que não foi localizado pela reportagem para comentar o assunto.
O juiz Luiz Cézar Medeiros determinou a expedição de carta de ordem para o Juiz da 79ª Zona Eleitoral, de Içara, a fim de que fizesse a citação e que os citados respondessem a ação no prazo de cinco dias.
De acordo com resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos políticos podem pedir a decretação da perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa. Boca deixou o PP e filiou-se ao PMDB no dia 7 de outubro.
O vereador diz que, até o momento, não foi comunicado da citação.
O advogado de defesa de Boca, Gabriel Schonfelder de Souza, não atendeu às tentativas de contato telefônico feitas pela reportagem do Jornal Içarense, mas, em entrevista anterior, disse que, assim que fosse feito o pedido para tomada do mandato, o mesmo seria contestado, arrolando testemunhas.
“Não posso adiantar quais teses vamos usar para que o vereador permaneça no cargo. Mas, em suma, o argumento será com relação à incompatibilidade de ideias entre o PP e o vereador, e a possível exclusão que ele sofreu enquanto estava no partido”, ressaltou Schonfelder, anteriormente.
Eleito vereador de Içara em 2004 e reeleito em 2008, pelo PP, Boca explicou, em entrevista coletiva concedida em julho, o motivo que o levou a decidir pelo PMDB. “Tenho como justificar a minha ida para o PMDB. Sou filho de Içara e jamais vou perder a oportunidade de ser eleito novamente vereador, apoiando o prefeito Gentil Dory da Luz, pelos grandes projetos que está comandando e que eu estou a par. Quero acompanhar o crescimento do município. O meu voto vai continuar sendo daqueles que tiverem o melhor para a cidade”, enfatizou o vereador, na ocasião.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário