O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Variedades: Museu do Ferroviário e FAI recebem iluminação especial

A luz azul é o símbolo que faz alusão ao Dia Mundial do Diabetes; em Içara a iluminação especial foi colocada no Museu Ferroviário e na sede da Fundação Assistencial de Içara (FAI).
DIVULGAÇÃO
O Dia Mundial do Diabetes é lembrado em 14 de novembro, próxima segunda-feira.
A cor símbolo da data é o azul. Em alusão ao dia, a Administração Municipal de Içara estará, nesta sexta-feira, dia 11, com todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família voltadas a ações intensificadas sobre a doença, além de estarem decoradas de acordo, à espera da população.
A exemplo do ano passado, quando a Casa da Cultura recebeu a “Luz Azul”; neste ano o Museu do Ferroviário Anselmo Cargnin e a fachada da Fundação Assistencial de Içara (FAI) recebem a iluminação especial.
Este movimento acontece mundialmente, onde vários pontos são iluminados como forma de chamar atenção para o problema que, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, mata uma pessoa a cada oito segundos e já é considerado uma pandemia. Com dados preocupantes a Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Saúde e Programa do Diabetes, concentra seus esforços na divulgação das causas, sintomas, complicações, tratamento e prevenção deste sério problema de Saúde Pública.
Em Içara, os números também aumentaram, passando de 350 insulinos dependentes em 2010 para 410 neste ano. E aproximadamente 950 pacientes diabéticos são cadastrados na rede municipal de saúde.
“Com este numero alarmante a Administração não se ateve apenas em fornecer o tratamento, mas disponibiliza profissionais de Educação Física, envolvidos em projetos da Fundação Municipal de Esportes (FME) como Caminhada Orientada”, destacou a coordenadora do Programa Municipal do Diabetes, enfermeira Led Jane Custódio.
A caminhada sob orientação é disponibilizada de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, e um segundo profissional está à disposição da comunidade também de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, na academia ao ar livre.
Ambos os projetos são realizados na Praça da Juventude Fernando Luciano Pacheco. Já em relação ao tratamento é distribuída insulina, seringas, fitas, aparelho de HGT e acompanhamento de nutricionista.
O secretário de Saúde, Laudo Calegari, informa que, entre as ações que serão feitas nesta sexta-feira, haverá caminhada, palestras em colégio e unidades de saúde, realização de exame de HGT, e orientações “visando sensibilizar e conscientizar sobre as forma de prevenir o diabetes e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida. E assim estamos indo ao encontro das necessidades da população”, disse.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário