O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Geral: Apresentando relatório sobre recuperação ambiental de áreas degradadas pelo carvão

O 2º Relatório de Indicadores Ambientais de Recuperação da Bacia Carbonífera de Santa Catarina foi apresentado ontem em uma audiência pública, no Auditório da Justiça Federal, em Criciúma.
Em 1993 o Ministério Público Federal (MPF) propôs ação civil contra as empresas carboníferas do estado, os diretores e sócios majoritários, e a União Federal, visando à recuperação dos danos ambientais causados pela exploração de carvão mineral na Região Sul de Santa Catarina.
Em 2006, foi posto em prática o plano de recuperação de área degradada (PRAD) e o relatório tem a intenção de monitorar a execução deste. A fiscalização é realizada para que esta recuperação seja real e eficiente. "Este é um trabalho que vem sendo feito por dezenas de pessoas e talvez seja a ação ambiental de recuperação mais importante do estado", relata Marcelo Cardoso, Juiz Federal da 1ª Vara Federal.
O relatório foi elaborado pelo Grupo Técnico de Assessoramento (GTA), criado para monitorar a recuperação dos recursos hídricos, superficiais e subterrâneos; da cobertura do solo e da fauna e flora da região carbonífera do Sul de Santa Catarina. Estiveram presentes no evento representantes do MPF, Justiça Federal, Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (SIECESC), além da imprensa da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário