O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Geral:Manifestação de saúde tenta convencer fumantes a largar o vício

"Mãe, pare de fumar". O filho da içarense Isabel Teixeira Búrigo já havia feito este pedido várias vezes, porém, esta era diferente. Ele estava internado no hospital do câncer, em Florianópolis e solicitava que a mãe cessasse com o fumo, pois vira muitas pessoas morrerem por conseqüência dele naquele mesmo estabelecimento. Depois de uma luta incessante contra a Leucemia, a vida que Isabel gerou e criou com tanto amor estava se acabando. Em 18 de agosto de 2007, o filho partira. Ela tinha 45 anos.
Depois disso, Isabel iniciou sua luta contra o cigarro. "Fui ao médico, entrei para a Assembléia de Deus. Estava decidida a parar. Na segunda semana do programa, não coloquei mais cigarro na boca, mas ainda mantinha uma carteira guardada na gaveta de casa", conta Isabel.

O "programa" ao qual Isabel se refere é uma ação do Governo Federal, ligado ao Ministério da Saúde, que, em Içara, funciona há quatro a-nos e hoje é coordenado pela enfermeira Suzete Vieira.
O projeto visa atender fumantes de todo o município. Nele, quem desejar parar de fumar, deve procurar o grupo. "A pessoa que deseja parar tem que vir até a gente. Não basta que nós queiramos que a pessoa pare. Nós ajudamos com a metade, os outros 50% são a força de vontade do próprio fumante", explica a en-fermeira.
Assim, a pessoa recebe a-poio médico e medicamentos gratuitos. São adesivos e go-ma de mascar antitabagis-tas, além do remédio Bupropiona, que Isabel utilizou por três meses. "Na terceira semana eu joguei a carteira de cigarros que tinha na gaveta fora. Não dei a nenhum fumante que conhecia. Se aquilo não prestava para mim, não prestava para mais ninguém", relata a orgulhosa içarense, que havia colocado o primeiro cigarro na boca aos 14 anos. Hoje, quase um ano depois de parar, não consegue nem chegar perto de fumantes. "O cheiro me dá ânsia de vômito", explica.
Depois que conseguiu se livrar do fumo, levou o conhecimento adiante.
Santina Mazuchello, 53 anos, é presidente do Conselho Local de Saúde de Içara e amiga de Isabel. Ela chegou a fumar até duas carteiras por dia.
Foi por influência da amiga ex-fumante e dos filhos que decidiu entrar no programa e largar o cigarro de vez. "Uma vez estava no hospital, em Tubarão, e sai para fumar um cigarro. Quando voltei a enfermeira perguntou se havia alguém fumando lá dentro. Eu, com vergonha respondi que havia acabado de fumar, mas na rua. O cheiro é forte. Eu tive muita vergonha", conta. Santina está sem fumar há cerca de três meses e diz estar se sentindo muito bem.
As duas estavam junto com o pessoal da saúde na manifestação contra o cigarro na tarde de ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário