O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Geral: Distrito Industrial de Pedreiras deve gerar 500 empregos

Distrito Industrial do bairro Pedreiras ainda está em fase de instalação, mas promete aumentar as chances da comunidade no mercado de trabalho. O projeto é uma lei, que instalada em 2005, promete incentivar empresas que pretendem se estabelecer em Içara com o principal objetivo de gerar cada vez mais empregos para os moradores. Já estão se instalando no bairro Pedreiras 17 novas empresas.
"Isso irá aumentar a qualidade de vida da população, pois essa região fica quase morta no inverno, sem trabalhos. Estima-se que as empresas do Distrito Industrial irão gerar cerca de 500 empregos", afirma o secretário da Indústria e Comércio do município, Celso Bazzi.
As beneficiadas, depois de serem selecionadas e receberem o termo de concessão de uso do terreno, têm 21 meses para iniciar a produção. Se não o fizerem, perdem o benefício. "São seis meses obrigatórios para iniciar as construções e 18 para terminarem. Se não cumprirem os prazos, perdem. Só no distrito industrial do bairro Pedreiras, três já perderam a concessão", alerta o secretário
O processo funciona da seguinte forma: a empresa faz o pedido, enviando com ele um projeto que mostrará quanto de terra precisa e quantos empregos poderá gerar. Depois, quem irá avaliar se ela merece ou não aquele terreno é a Comissão Municipal de Desenvolvimento e Economia, formada por 12 membros: um representante do Chefe do Poder Executivo, dois da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, um da Secretaria da Indústria e do Comércio, um da Secretaria de Finanças, um da Secretaria de O-bras e Serviços Urbanos, dois da Associação Comercial e Industrial de Içara (ACII), dois da Câmara Municipal e dois da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Bazzi lembra que o incentivo é uma concessão, e não uma doação. "Se a empresa não se enquadrar, perde o direito de usar o terreno". Além de Pedreiras, mais três Distritos Industriais estão instalados em Içara: no Bairro Aurora, Primeira Linha e Poço Três.
Qualquer tipo de empresa pode se inscrever para receber o benefício. As prioridades, na hora da seleção são: número de novos empregos diretos, propósito do empreendimento, prioridade a empresas que desenvolvam projetos na área ambiental, estimativa de retorno de tributos, cronograma de implantação, aquisição de bens e produtos e serviços que estejam disponíveis em Içara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário