O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Geral: Enfermeiras fazem plantão para vacinar contra a rubeóla

Há 8 anos, a vacina contra a rubéola faz parte do calendário nacional de imunização e é aplicada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade de Içara. Agora, o objetivo do Ministério da Saúde é erradicar a doença até 2010, ou seja, a meta é eliminar o vírus, fazendo com que mais nenhum brasileiro sofra deste mal.
Para isso, a campanha de vacinação foi realizada no mês passado em todo o país. Os municípios deveriam vacinar, no mínimo, 95% da população de homens e mulheres. Contudo, em Içara, o desinteresse da população fez com que a meta não fosse a-tingida e a data de término da campanha, adiada diversas vezes. "Mesmo assim, é raro quando vem mais de uma pessoa no dia inteiro se vacinar, o pessoal não sabe da importância dessa prevenção e dos perigosos da rubéola", explica Sirlene Ferreira, técnica de enfermagem que atua na sala de vacina do Posto Central do município de Içara.
Vacina na Praça
Agora, para tentar reverter esse quadro, a Vigilância Epi-demiológica faz um último chamado à comunidade. A equipe estará na Praça da Matriz durante todo o dia de hoje, no qual todas as lojas estarão abertas, devido ao "Sábado Mais".
Na ocasião, quatro enfermeiros estarão abordando a população que passar pelo local onde a tenda da vigilância estará montada. "Com o evento, queremos atingir aos pais que estiverem um busca do presente dos seus filhos para o dia das crianças", afirma Viviane Maragno, responsável pela rede de frio e pelos programas da Vigilância Epi-demiológica de Içara.
Medo desnecessário
Muitos dos içarenses que ainda não fizeram a vacina contra a rubéola justificam o fato pelo medo que dizem ter de agulhas. Entretanto, a agu-lha da vacina usada para prevenir contra a rubéola é menor do que todas as outras, conta Viviane. "Não há razão para ter medo", diz.
A incidência maior da doença é entre homens é ainda mais acentuada na faixa entre 20 e 29 anos, responsável por 50,5% dos casos masculinos em 2007. Por isso a campanha deste ano tem como alvo os adultos.
Até agora, foram vacinados cerca de 17 mil pessoas em Içara. A meta do município é imunizar 18.938 homens e mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário