O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Polícia: Falta de pessoal na Civil atrasa atividades

Assassinatos, atentados com bombas caseiras, ameaças políticas e incêndios premeditados são tragédias do cotidiano que parecem não ter nada em comum. Contudo, para que cada um destes casos seja resolvido, é preciso que uma equipe especializada trabalhe arduamente. No lado o-culto das investigações, eles esmiúçam as ocorrências, buscando nos detalhes e na ciência, a prova que leve ao culpado.No entanto, para isso é preciso de tempo, dedicação e, principalmente, quantidade de pessoal. Isto, a delegacia de Polícia Civil de Içara, ultimamente, está necessitando.
A carência de pessoal
Dois efetivos se aposentaram e mais três estão afastados esperando o benefício, o que soma um déficit de cinco pessoas no efetivo. "Mas mesmo antes disso, já havia falta no efetivo", explica Itamar Vieira, escrivão e responsável pela secretaria da Polícia Civil do município. Segundo ele, se mais policiais fossem contratados, as filas diminuiriam na delegacia. "Principalmente nos setores de registro de Boletins de Ocorrência (B.O.) e de Trânsito, onde, hoje, há apenas um policial trabalhando em cada área", afirma o escrivão.
Ainda assim, Vieira aponta o setor de investigações como o mais necessitado. "Nós precisaríamos de no mínimo mais quatro pessoas nessa área", relata.
O acúmulo de trabalho é evidente e isso provoca atraso nos inquéritos e investigações, que atrasam os processos e estes, por sua vez, quando atrasados, podem beneficiar um réu. Esse sistema compromete até a Justiça.
O plantão 24 horas
As ocorrências que acontecem durante a noite podem ser registradas na delegacia. Porém, com apenas um plantonista em serviço, muitas vezes as vítimas se deparam com portas fechadas durante a madrugada.
Durante a campanha eleitoral, pessoas agredidas em um comício foram até a delegacia para fazer um B.O, mas se depararam com as portas fechadas. Depois de mais de meia hora de espera, o policial responsável pelo turno, investigador Tadeu, chegou ao local para atender aos denunciantes. Questionado do motivo do local estar fechado, desabafou: "Pergunte ao governador do Estado. Só temos um policial para cuidar de tudo e a gente tem que jantar, ir ao banheiro e às vezes sair. E se eu tiver que sair de novo, a porta estará trancada novamente".
Itamar afirma que existem três plantonistas e o ideal seria de seis. "Eles fazem plantão de 24h e folgam 48h, por isso fica apenas um de madrugada. Se tivéssemos seis plantonistas, dois policiais estariam de plantão", relata.
Balneário Rincão
No distrito, a situação é ainda pior: a delegacia abre apenas em horário comercial: das 8h às 12 e das 14h às18h, sem abrir aos finais de semana. Lá, apenas duas pessoas trabalham, enquanto o ideal é de seis, segundo o escrivão. "O mínimo é esse número, para que possa haver um plantão 24h. Assim, os moradores não precisam vir até Içara para registrar BO fora do expediente", confirma.
Ao povo, resta ter paciência. Afinal, a culpa vem de cima, do Estado, e descontar nos policiais não soluciona nenhuma investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário