O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 24 de março de 2009

GERAL - Içara: Programa Projovem no município

Dentre os 293 municípios do Estado de Santa Catarina, Içara ocupa a 193ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A baixa escolaridade de seus munícipes contribui para esta triste realidade.

De acordo com a Gestora de Educação do município, a professora Giovana dos Santos, os jovens desistem da escola não por vontade própria, mas por necessidades da família. “A financeira é a principal causa da evasão escolar. Os jovens começam a trabalhar e a escola fica em segundo plano. Com o passar dos anos sentem a falta da escolaridade exigida pelo criterioso mercado de trabalho e só ai buscam seus direitos”, explica.

Com o intuito de sanar esta defasagem a Administração Municipal de Içara em conjunto com os Governos Estadual e Federal, vai desenvolver o ‘Programa Projovem Urbano’ que tem como objetivo elevar a escolaridade e qualificar profissionalmente a população. Para inscrever-se o interessado precisa ter idade entre 18 e 29 anos, e não possuir o Ensino Fundamental. Serão 18 meses de aulas no período noturno. O núcleo do Projovem Urbano em Içara, funcionará na Escola Municipal de Educação Fundamental Maria Arlete Bitencourt Lodetti, no Bairro Raichaski. Como forma de incentivo um benefício no valor de R$ 100,00 por mês será pago a cada aluno, desde que tenha 75% de freqüência nas aulas e cumpra as atividades programadas.

O Prefeito Gentil da Luz acredita que neste primeiro momento, quando serão efetuadas as matrículas, as entidades constituídas da sociedade civil içarense, comprometidas com a causa da juventude e com a justiça social deverão estar juntas no projeto divulgando, convidando, informando e orientando a população para que busquem esta nova oportunidade.

“Içara amarga um baixo índice de desenvolvimento humano e a falta de escolaridade de nossos munícipes contribui para esta realidade, portanto não podemos ficar de fora deste projeto. Com certeza não mediremos esforços para que o projeto Projovem Urbano aconteça. Contamos com o empenho de todos para que num futuro bem próximo não figuremos mais como uma cidade com baixo índice de desenvolvimento humano”.

Giovana dos Santos salienta que este diploma fará a diferença na vida de muitas pessoas. “Muitos jovens nos procuram atrás de novas oportunidades de estudo, o projeto Projovem Urbano vem de encontro às necessidades daqueles jovens que ficaram a margem das oportunidades”. As matrículas, que iniciaram segunda-feira e vão até o dia 31 de março, serão efetuadas em todas as escolas municipais, e em visitas feitas casa a casa. Os documentos necessários para a matricula são carteira de identidade, com cópia, histórico escolar, se não possuir histórico será feito uma avaliação, apenas para comprovar que o candidato sabe ler e escrever, e comprovante de residência.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário