O prefeito de Içara, junto com a assessoria jurídica e de engenharia, discutiram com representantes da SC Parcerias e da Secretaria de Desenvolvimento Regional o traçado que facilitará acesso a Criciúma.
Prefeito de Içara, Gentil da Luz, o Assessor Jurídico Paulo Preis Neto e o Engenheiro Civil da Prefeitura, Márcio Peruchi, discutiram na tarde desta segunda-feira sobre a Via Rápida com o Secretario de Desenvolvimento Regional, Edio Castanhel, engenheiro, biólogo e advogados da SC Parcerias.
Na ocasião, a equipe técnica da SC Parcerias apresentou projeto de implantação do traçado da Via e recebeu da Administração Municipal de Içara o documento de apoio ao projeto. A documentação é um pré-requisito que a Fundação de Meio Ambiente (Fatma) exige dos municipio que serão cortados pela Via Rápida. O próximo passo é conseguir com a Fatma a LAP (Licença Ambiental Prévia) para que depois, com a LAI (Licença Ambi-ental de Instalação), seja iniciada a obra.
De acordo com a advogada da empresa, Alexandra Maragno, o corpo técnico tem visitado os moradores lindeiros com o objetivo de realizar os acertos de desapropriação. Maragno também afirma que os recursos para o pagamento das indenizações já estão em caixa e a SC Parcerias deseja antecipar os pagamentos. “Este procedimento faz parte do planejamento para que a execução da obra não esbarre em questões burocráticas”.
De acordo com o Engenheiro Civil da SC Parcerias, Guilherme Medeiros, num primeiro momento seriam desapropriados 200 metros para cada lado da Via. Em estudo posterior definiu-se a desapropriação de um total de 60 metros, 30 para cada lado, “para que a obra seja realizada com a taxa mínima de segurança”, explicou.
A obra, que terá o investimento de R$ 74 milhões, tem a missão de estabelecer o elo das cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) com a BR-101. O início desta ligação é a Avenida Centenário, em Criciúma. O final será o viaduto Poço Oito, em Içara. Entre um ponto e outro, todo o trajeto será duplicado.
Além da expansão econômica, a Via Rápida passa a ser o acesso oficial para Criciúma, contribuindo para distribuir o tráfego de veículos na região.
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário