O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 7 de março de 2009

POLÍTICIA - Saneamento de Içara em pauta em Brasília

Incansável na busca para viabilizar projetos que possam trazer recursos que beneficiem o município de Içara, o prefeito Gentil da Luz nem bem chegou de Brasília e já viajou a Piçarras, que é referência no Estado na elaboração de projetos para infra-estrutura, para audiência com o prefeito Umberto Luiz Teixeira. Em pauta, o projeto de drenagem executado no município e que deve ser trazido para Içara.

No primeiro momento, o estudo será feito no Balneário Rincão. “Piçarras tem um projeto arrojado, que já teve aprovação no Ministério das Cidades. Na próxima semana, técnicos de Piçarras visitarão o Balneário Rincão para auxiliar nossos técnicos, que serão coordenados pelo engenheiro Márcio Peruchi a partir de abril, para que possam elaborar e executar o projeto de drenagem”, declara.

Gentil também salienta que a Administração Municipal tem concentrado esforços na elaboração dos projetos básicos para obras solicitadas aos parlamentares, nas viagens a Brasília. Após liberação dos recursos, os projetos executivos serão viabilizados.

Para o Rincão, a proposta é de um primeiro projeto para a macro-drenagem e, em um segundo momento, o projeto para o saneamento, o que deve resolver definitivamente o problema das cheias. Para isso, serão necessários investimentos próximos dos 20 milhões de reais.

O Saldo positivo na audiência entre o prefeito de Içara e o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski, deixou Gentil otimista quanto à solução do problemas das cheias. O programa do Ministério das Cidades, que beneficia municípios com a gestão sustentável da drenagem urbana, tem disponibilizado recursos para várias cidades de Santa Catarina.

Tiscoski afirmou que, por causa das fortes chuvas que atingiram municípios de todo o país no inicio do ano, o governo recebeu um alerta. De acordo com o Secretário, existem obras e recursos para saneamento e esgoto, deixando o item drenagem praticamente fora de foco, "a rapidez em disponibilizar recursos explica-se com a eficácia de um projeto de drenagem bem executado. Com este trabalho desenvolvido, muitos municípios terão o problema das cheias praticamente solucionados".

Gentil ainda ressalta que os esforços continuam dentro da filosofia dos "6S" (sola, suor, saliva, sorriso, seriedade e sorte). Dentro deste contexto, o prefeito também se reuniu nesta sexta-feira com o secretário de Segurança Pública, Ronaldo Benedet, e com o presidente da SC Parcerias, Ivo Carminati, com o objetivo de intensificar o elo entre governos municipal, estadual e federal, durante esses 4 anos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário