O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 18 de abril de 2009

ESPAÇO LIVRE - História: Qual a origem do cifrão?

Pode parecer mentira, mas a tese mais bem-aceita sobre a origem do cifrão tem a ver com o semideus grego Hércules.

Normalmente as moedas têm uma representação gráfica que se compõe do símbolo - no caso do Real, um R, no caso do dólar, um US - e do cifrão ($). Este foi inventado pelo general Táriq-ibn-Ziyád, que comandou a bem sucedida invasão árabe da Península Ibérica, no século 8. Essa invasão, iniciada quando um rei deposto pediu auxílio militar aos mouros, terminou no domínio árabe da região onde hoje estão Espanha e Portugal - apenas em 1492 a última cidade espanhola foi recuperada pelos europeus. Táriq teria partido da Arábia e atravessado o Egito, os desertos do Saara e da Líbia, a Tunísia, a Argélia e o Marrocos até cruzar o Estreito de Gibraltar e chegar à Espanha. O numismata Claúdio Amato, ex-presidente da Sociedade Numismática Brasileira, conta que o general teria mandado cunhar moedas mostrando uma linha sinuosa, em “S”, representando tortuoso caminho, em come-moração a vitória. E os traços verticais do cifrão?

Aí é que entra Hércules, o semi-deus responsável pelos 12 trabalhos mais impressionantes do mundo antigo. Em um deles, Hércules abriu caminho rachando ao meio uma montanha com apenas um golpe de maça - assim conta a mitologia.

Deste episódio veio o apelido do Estreito de Gibraltar, que separa a África da Europa: Colunas de Hércules. Amato, liga o cifrão a tudo isso: “nas moedas, os dois traços representam as colunas atravessadas por Táriq na campanha para a conquista”.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário