O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 18 de abril de 2009

GERAL - Mina-101 segue com as obras sem previsão para abertura

Ainda não há previsão para o início das atividades de extração de carvão no município. Contudo, a boca da Mina-101 já foi aberta e os trabalhos seguem sem maiores transtornos.

Apesar dos protestos e movimentos contrários a Mina-101, das Empresas Rio Deserto, o andamento das obras para a extração de carvão segue sem qualquer obstáculo. Neste momento os funcionários estão abrindo a boca da mineração. As laterais estão sendo concretadas, para garantir segurança quando a unidade estiver em atividade.

A abertura da boca teve início em 13 de janeiro e já recebeu mais água do que o esperado. “Como não imaginávamos que ia sair tanta água estamos colocando num poço para posteriormente ela ser tratada”, contou o auxiliar administrativo, Jorge José Custódio.

As bacias de captação de efluentes e as de sedimentação – que fazem parte do projeto da Estação de Tratamento de Efluentes – já estão terminadas. As valas de contorno de toda a área operacional também estão prontas. Estas valas são importantes porque vão isolar toda a área da mina, impedindo a entrada e saída de qualquer tipo de água. Por exemplo, quando chover, a água que se acumulará dentro do pátio não irá para fora do empreendimento.

Enquanto as obras da Mina 101 estão em execução, técnicos das Empresas Rio Deserto realizam o monitoramento de águas da superfície e também freáticas para controlar a quantidade e a qualidade delas antes da operação do empreendimento e fazem as comparações necessárias posteriormente. Águas de poços residenciais também estão sendo monitoradas nas propriedades em que os moradores permitiram a entrada dos técnicos. Outro controle que acontece paralelamente à execução das obras é o de ruídos, assim como o estudo dos peixes (icitiofauna) na região.

A engenheira, Rosimeri Redivo, responsável pelo Sistema Integrado de Gestão da Rio Deserto, explica que o histórico de todas estas informações é importante para os controles ambientais que acontecerão quando a mina estiver operando.

Foto: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário