O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 7 de abril de 2009

VARIEDADES - Cursos de artes capacitam professoras de CEI’s este ano

Ao longo de 2009, professoras de Centros de Educação Infantil de Içara receberão cursos de capacitatação de artes visuais, teatro, música e dança, pela Coordenação Municipal de Artes.

Professoras da Rede Municipal de Educação Infantil de Içara participaram, na manhã do dia 3 de abril, sexta-feira, da primeira etapa do curso de capacitação artística, elaborado pela Coordenação Municipal de Artes, em parceria com a Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.

O curso constitui-se de três etapas, realizadas a cada trimestre letivo de 2009. No primeiro, foi trabalhado as Artes Visuais, com o instrutor e artista plástico, Renato Brito.

A técnica ministrada às educadoras é chamado de “Transfer-copy” (que significa “cópia transferida” ou “transferência de cópia”), que, segundo Brito, é uma Pop Art (“Arte Popular”).

Cópias da consagrada pintura do pintor italiano Leonardo da Vinci, “Mona Lisa”, do ano de 1507, época do Renascimento, foram utilizadas para a aplicação da técnica, que é recolorida com cores mais vivas sobre uma das cópias da pintura, como na foto acima.

O objetivo é que as professoras repassem o uso da técnica às crianças de seus respectivos Centros de Educação Infatil (CEI’s).

De acordo com a coordenadora municipal de artes e coordenadora geral da Casa da Cultura de Içara, Lilian Rosane Phiilppi, a arte precisa ser implantada na educação infantil. “Só neste ano é que os professores estão sendo capacitados nessa área e, até o fim do ano, nós os capacitaremos em outras áreas também”, expôs Lilian.

No segundo trimestre letivo, o curso será sobre Artes Cênicas, isto é, teatro. No terceiro, serão abordadas a dança e a música. Os professores receberão um certificado ao concluírem as três etapas do curso.

As datas para as próximas aulas ainda não foram confirmadas.

Segundo a coordenadora, “a importância do curso se dá quando a crianças tiverem contato com as técnicas, pois elas terão suas primeiras noções de história, de arte, de cultura, já tão novas”.

Para Neuza da Silva, uma das professoras participantes, do CEI do Raichaski, “é sempre bom aprender coisas novas e poder passá-las aos alunos. Foi muito interessante”, complementa.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário