O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

POLÍTICA - Grupo quer separar emancipação do Rincão dos interesses partidários

Titulado “Içara Pensa Diferente”, os jovens integrantes do grupo têm como único objetivo: propor a alteração do mapa do distrito, sem que esta questão tenha envolvimento partidário.

Foi em uma conversa informal, em reunião que fazia parte do rotineiro jogo de basquete, que uma turma de amigos do município percebeu a necessidade de voltar a atenção para a possível emancipação do Distrito Balneário Rincão e, consequentemente, a divisão deste desmembramento.

Depois que o assunto veio à tona, os jovens passaram a conversar e apurar mais sobre esta questão, até que, em janeiro de 2009, resolveram criar o grupo multidisciplinar “Içara Pensa Diferente”.

“A ideia surgiu a partir dos interesses de Araranguá, que há alguns anos passou por um processo semelhante de emancipação. O município vizinho ficou com a praia do Morro dos Conventos na emancipação do então Distrito Balneário Arroio do Silva”, exemplificou um dos integrantes do grupo, Eduardo Cardoso dos Santos. “Se foi possível em Araranguá, por quê não aplicarmos a mesma linha também em Içara?”, completou, questionando.

Em visita à redação do Jornal Içarense, alguns dos integrantes do grupo, Fabiano Zeilmann, Daniel Loch e Eduardo Cardoso dos Santos, explicaram que o principal objetivo do “Içara Pensa Diferente” é evitar que a questão da divisão do Balneário Rincão seja levada para o lado partidário. “Queremos tentar criar alternativas para que esta questão de maneira nenhuma seja partidária, mas que seja diretamente voltada para o bem-estar da população, tanto do Rincão quanto de Içara”, explicou Loch, ressaltando que o grupo não tem fins lucrativos, já que é voltado exclusivamente para o bem comum da cidade.

Os jovens resolveram se manifestar depois que leram no JI a manifestação do presidente do Partido Progressista (PP), Arnaldo Lodetti Júnior, que junto a três engenheiros, produziram um novo mapa traçando novas propostas de divisão do Balneário Rincão de Içara (edição n° 1618). “Nós não nos manifestamos antes porque não queríamos que isso fosse para o lado partidário, mas quando vimos que isso já estava começando a acontecer, resolvemos expor o grupo à imprensa”, explicou Santos.

De acordo com os membros do “Içara Pensa Diferente”, uma reunião ocorrerá hoje, às 19h, nas dependências da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara.

O grupo quer buscar a união das sociedades civis do município, para que estas também voltemas atenções para o interesse da população em geral. Para isso, convidaram para fazer parte da reunião o representante da Unisul de Içara, Sandro Serafim, o presidente da CDL, Jader de Souza, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Içara, Adalberto Pereira Pizzetti.

“Realmente esta discussão não pode ser levada para questões políticas. A preocupação de Içara deve ser ter uma identidade para se centrar e chegar a um denominador comum”, disse o representante da Unisul, não escondendo o interesse em apoiar o grupo.

Em contrapartida o presidente do Partido Progressista, Arnaldo Lodetti Júnior, afirmou que a idéia do grupo é utópica. “É uma iniciativa saudável, mas foge da nossa realidade. É impossível querer fugir da política. Nós vivemos dela!”, contra-argumentou o progressista.

Fotos: Kelley Alves (1ª) e Djonatha Geremias (2ª e 3ª) / Jornal Içarense
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário