O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

VARIEDADES - Artista Plástico adota Içara como palco de inspirações para suas obras

Nascido em Morro da Fumaça, o artista plástico, Ademir Luiz Gonçalves, escolheu Içara para viver e tem várias obras expostas na Casa da Cultura do município até dia 25 deste mês.

“Içara é um lugar muito bom, tranquilo, que me inspira e me faz bem”, conta Ademir Luiz Gonçalves, artista plástico há 20 anos (mas brincando com arte desde criança), sendo que há 28 é morador de Içara e há 21 trabalha como letreiro por conta própria.

Gonçalves tem uma paixão por barcos, pelo mar e pela serenidade que esses elementos lhe transmitem. “Assim como estar no alto de uma montanha e avistar o horizonte, assim me sinto quando velejo e contemplo o imenso mar”, comparou o artista.

A primeira exposição foi em Içara, oito anos depois que veio morar aqui.

Atualmente, ele tem duas de suas obras expostas na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, de Içara, na Primeira Mostra Coletiva de Artes Plásticas, projeto criado pela coordenadora do departamento de cultura, Lilian Rosane Philippi, e pela chefe do departamento de cultura, Sanete Monteiro Dagostim, em parceria com a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), Escola Especial Sonho Dourado.

“A mostra foi de artistas que estão há mais tempo na carreira, como eu, o Shiro Yanaguita e o Manoel da Silva, junto a iniciantes e portadores de deficiência, como o Júnior da Rosa, que cria quadros lindos, pintando com os pés”, relata.

Os dois quadros retratam barcos em um calmo mar sob um céu tão pacífico quanto.

Gonçalves ainda faz arte em garrafas de vidro e pinturas manuais em azulejos.

Outras coisas que lhe atraem são casaris antigos, com monumentos históricos de Santa Catarina, no qual se inspira para fazer as pinturas.

Entretanto, em relação aos grandes pintores da história, renomados e famosos, Gonçalves diz não ter muita inspiração neles, no sentido de sujeito das obras, mas absorve a apreciação das cores, trazendo os conjuntos para as obras.

“Eu não sou copiador, sou criador de obras. Ainda que eu fizesse mil trabalhos iguais, seriam mil telas diferentes, pois sempre muda algo, cor, forma, essas coisas”, explicou Gonçalves.

O artista cursou o Instituto Universal Brasileiro, em São Paulo e fez exposições em diversos municípios da região sul-catarinense. Inclusive, em 2001, foi vencedor do prêmio Destaque Içarense, evento promovido pelo Jornal Içarense às personalidades e empresas que se destacaram durante o ano no município.

O e-mail de Ademir Gonçalves é ademirgoncalvespintor@hotmail.com

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário