O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 23 de junho de 2009

GERAL - Crianças vacinadas contra Paralisia Infantil atinge 85%

No sábado, “Dia D” da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, 3.645 crianças içarenses receberam a vacina, e quem não recebeu a dose pode procurar qualquer Posto de Saúde de Içara.

Içara
Dia 20 de junho, sábado, foi o dia especial para vacinações da campanha contra a Poliomielite, a Paralisia Infantil, que em Içara quase atingiu de uma vez a meta de 95% de crianças vacinadas.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Içara, Viviane Serafim, 85,42% das crianças (o que equivale a 3.645 delas) foram vacinadas no sábado.

Ao todo, há 4.267 crianças em Içara, logo, 622 ainda não foram vacinadas. Elas têm até essa semana para serem levadas pelos pais a qualquer Posto Municipal de Saúde para receberem a primeira dose da vacina.

Crianças de 0 a 5 anos devem tomar duas vacinas por ano contra a Paralisia Infantil, já erradicada no país.

A segunda dose da vacina será em agosto, quando outra campanha será realizada, cujo Dia D Contra a Paralisia Infantil será em 22 de agosto.

“Foi uma porcentagem alta para começarmos, mas ainda não atingimos a meta mínima. Mesmo assim, acredito que conseguiremos vacinar 100% das crianças em Içara”, expõe Viviane.

Santa Catarina
A campanha foi responsável pela imunização de 85,27% das crianças em Santa Catarina. Isso representa 364.776 de crianças vacinadas das 427.797 incluídas no Estado.

Mesmo com um índice de vacinação superior aos demais estados brasileiros, a vacina continuará sendo oferecida, ao longo da semana, nos postos de saúde. “Esta proteção é um direito das crianças, e os pais ou responsáveis têm a obrigação de conduzi-lás a um posto de vacinação”, enfatiza o Secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem.

Brasil
A meta era vacinar 14,7 milhões de menores de cinco anos no país. Há 20 anos não se registram casos de poliomielite no Brasil. No país, os últimos casos ocorreram no ano de 1989, nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, devido à realização de campanhas, adotadas a partir de 1980.

Foto: Alexandra Cavaller (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário