O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 23 de junho de 2009

VARIEDADES - Banda Vinhas completa 15 anos de carreira

Formada em 1994, a Banda Vinhas tem feito nome, shows e sucesso na região sul-catarinense, além de conquistar duas premiações no Festival da Música e da Integração Catarinense (Femic).

A Banda Vinhas foi formada em 4 de dezembro de 1994 e o primeirom show ocorreu na Festa de Santa Bárbara, em Criciúma. De lá para cá, a banda lançou dois álbuns e foi premiada duas vezes em um festival estadual de música.

Além de tocar em diversas festas regionais nas cidades da Região Sul, foi a primeira banda a tocar no palco da danceteria Diretório, no Balneário Rincão.

Atualmente a Banda Vinhas conta com quatro integrantes. Harlan Mello (baterista), Bruno Favaro (vocalista e contra-baixista), Fernando Rech (guitarrista) e Augusto Jarosewisky (tecladista e guitarrista).

Há cerca de 200 composições próprias da Vinhas, de Harlan e de Bruno. “As letras são baseadas nas nossas vivências e experiências, geralmente são mais românticas”, conta Harlan Mello.

O primeiro álbum da banda, chamado “Primeiro”, foi lançado em 2000, com oito músicas e uma tiragem de 300 cópias. O segundo foi lançado em 2006, com 10 músicas, denominado “Catarina”.

Apontada pela crítica e pelo público como uma das principais bandas do Sul de Santa Catarina, a Vinhas, através do primeiro CD, consolidou-se ainda mais no meio musical catarinense. As composições deste primeiro trabalho refletem a mistura de ritmos peculiar da banda e a tentativa de valorização da cultura local.

Os shows são marcados por muita irreverência, buscando-se, nas interpretações das canções, passar para o público um pouco da influência de todos os músicos. O repertório é sempre selecionado cuidadosamente, evitando-se a “prostituição artística”.

Na Rádio Atlântida de Criciúma, as músicas "Canto um blues" e “Se eu ficar sozinho” fizeram parte da programação durante 2003 e 2004, alcançado considerável sucesso. Agora, com a produção do novo álbum Catarina, a banda aposta em as novas músicas de trabalho, “Catarina” e “Quem é o rei?”, que já fazem parte do set list em todos os shows. Recentemente a música Catarina recebeu o título de Melhor Arranjo no 1° Festival da Música e da Integração Catarinense (Femic), fase regional. “Sempre trabalhamos bastante e bem os arranjos nas músicas”, conta o baterista, Harlan Mello.

O próximo show da Vinhas está marcado para o dia 11 de julho, no bar Aotearoa, em Criciúma, junto a mais duas bandas de rock, “Zodiac” e “Gambiarra”.

Foto e Imagem: Divulgação (Banda Vinhas)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Um comentário:

Unknown disse...

essa banda é excelente, sou muito fã e com certeza irei lá dia 11. Toquem bastante doors. abração...

Postar um comentário