O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 9 de junho de 2009

GERAL - Procissão de Corpus Christi reúne católicos do município

Após enfeitar a Rua Coronel Marcos Rovaris, com o tradicional tapete, um grande número de católicos acompanharão a Procissão de Corpus Christi em Içara, a partir das 9h30min, quinta-feira.

A tradicional Procissão de Corpus Christi, ocorre, em Içara, no dia 11 de junho, feriado que dá nome ao evento religioso, realizado pelo Conselho de Pastoral Paroquial (CPP).

Com início às 9h30min, os fiéis vão levar aproximadamente 45 minutos para fazer o trajeto até a Igreja Matriz São Donato, no Centro de Içara.

A saída ocorre em frente ao Posto Tigrão, à Rua Coronel Marcos Rovaris, mas cerca de 500 pessoas, entre moradores, lojistas e membros de setores pastorais, já estarão desde as 6h no local cuidando dos preparativos para a caminhada.

A procissão terá três pontos de parada, onde serão erguido três altares, onde os fieis cantarão hinos e farão orações. O primeiro será no Posto Tigrão, o segundo, na residência de Edson Zanette e a terceira parada, em frente à Farmácia Callegari.

De acordo com o coordenador do CPP, Miguel José Graciano, espera-se de 1500 a 2000 fieis na procissão de Corpus Christi.

Durante a caminhada, lojistas, moradores, colégios, pastorais, entre outros grupos e entidades religiosas confeccionarão o tradicional tapete de rua.

Símbolo da procissão, consiste em um enfeite pela rua com flores, verdes picados, cal, pó de café, areia, entre outros materiais ornamentais, formando imagens e símbolos da religiosidade católica.

“A tradição de enfeitar as ruas com tapetes ornamentados originou-se em Ouro Preto, em Minas Gerais, e a prática foi adotada em diversas dioceses do território nacional. A celebração de Corpus Christi consta da santa missa, da procissão e da adoração do Santíssimo. Lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida”, conforme a Página Oriente (www.paginaoriente.com).

Todos os responsáveis pela confecção do tapete serão divididos em sete grupos, que ficarão com um trecho para realizar o trabalho de ornamentação.

O tema é livre, mas o coordenador do CPP acredita que será escolhido o tema Campanha da Solidariedade. Após a procissão, haverá missa na Igreja Matriz São Donato.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário